Oportunidades
Primeiras turmas do Campus Canoas recebem certificados de conclusão de curso
O Programa Autonomia e Renda Petrobras finalizou as primeiras turmas de qualificação profissional do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). São 67 novos profissionais, das áreas de Auxiliar de Serviços Diversos, Isolador de Tubulações e Pintor Industrial, preparados para novas oportunidades de trabalho e de vida.
Em uma cerimônia emocionante, os estudantes receberam o certificado de conclusão de curso na sexta-feira, 05 de dezembro, no auditório do Campus. Estavam presentes autoridades representando as instituições parceiras do programa: Petrobras, IFRS e Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul).
O Autonomia e Renda tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, ampliando as chances de ingresso no mercado de trabalho. Para isso, oferece cursos gratuitos voltados prioritariamente a pessoas sem vínculo formal de emprego e em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os selecionados recebem bolsa-auxílio durante o período de aulas.
Qualificação reacende sonhos
Resiliência, coragem e persistência foram palavras repetidas nas falas dos concluintes que representaram as turmas como oradores. Eles lembraram os desafios enfrentados para conciliar estudos, família e rotina, e enfatizaram o quanto a oportunidade despertou planos e transformou suas perspectivas.
“Cada um aqui enfrentou sua própria luta: dias de chuva, ônibus lotado, cansaço, filhos doentes, preocupações e falta de tempo. Mesmo assim, ninguém desistiu. E isso diz muito sobre quem somos…. Hoje, com muito orgulho, podemos dizer: nós vencemos. Somos Autonomia e Renda. Somos força, persistência e superação”, lembrou José Olavo da Costa Moraes, orador de Auxiliar de Serviços Diversos juntamente à colega Maria Aparecida Mendes de Lima. Ela acrescentou: “O curso reacendeu a determinação de retornarmos ao ambiente de trabalho com qualificação.”
Também foram oradores Suzana Rosa Fatori e Bruno Duarte de Souza (Isolador de Tubulações); Luciane Alves de Souza e Douglas Benites (Pintor Industrial). Todos agradeceram aos coordenadores e professores, que “passaram conhecimento respeitando os limites de cada aluno” e que, “entre teoria e prática”, despertaram o sonho de buscar novas oportunidades.
Parceria entre educação e setor produtivo impulsiona resultados
As autoridades que falaram em nome das instituições parceiras também se emocionaram com as histórias de vida compartilhadas. A pró-reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti, lembrou que o momento representava muito mais do que a conclusão de um ciclo acadêmico:
“Hoje, celebramos histórias de superação, de coragem e de persistência. Celebramos pessoas que decidiram acreditar em si mesmas, ampliar seus horizontes e abrir novas portas para o futuro. O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem se mostrado um exemplo de como a articulação entre a educação pública, o setor produtivo e as fundações de apoio pode gerar impactos concretos na vida das pessoas”, salientou.
O supervisor na Manutenção de Equipamentos Estáticos da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Jonas Texeira Ramgrab, se disse tocado com as falas e as histórias de vida relatadas pelos concluintes. “Saber que a Petrobras tem esse compromisso de realmente transformar a vida das pessoas é muito bonito”, afirmou, acrescentando o quanto é importante auxiliar moradores das proximidades da Refinaria e a satisfação de saber que os concluintes podem se tornar futuros colegas na empresa.
A coordenadora-geral do Programa pela FAIFSul, Isabel Gravato, reforçou o valor da conquista: “Esse momento não é o fim de algo, pelo contrário. A educação transforma as pessoas. Esse certificado vai abrir portas para vocês.”
O coordenador do curso de Isolador de Tubulações, Marcos Aguiar, frisou a importância da parceria, principalmente, pelo fato do Campus estar localizado na mesma cidade da Refap. Destacou que a união de esforços fortalece o atendimento à comunidade de Canoas e região e desejou que a parceria se mantenha.
Empoderamento e novas perspectivas
Os cursos são de Formação Inicial e Continuada (FIC) e tiveram início em 04 de agosto. Durante quatro meses, as turmas receberam aprendizados teóricos e práticos, com conteúdos das áreas de formação e também reforço de português, matemática, informática e temas voltados ao desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
A jornada foi marcada pelo crescimento dos participantes e pela abertura de novas perspectivas. Entre as histórias de empoderamento está a de Adriana da Silva Vargas, de 51 anos, concluinte de Auxiliar de Serviços Diversos.
Durante o período de inscrições, Adriana compareceu ao Campus Canoas com um recorte de jornal sobre a oferta do curso. Por estar há 36 anos sem estudar, ela sentiu-se insegura de preencher o formulário sozinha e buscou o auxílio da equipe. A oportunidade representava uma nova esperança após sua família perder a residência e os pertences durante a tragédia climática que inundou bairros de Canoas em 2024.
Com o apoio, Adriana se inscreveu, depois foi selecionada no sorteio e agora conclui a qualificação. Emocionada, ela declara: “Eu não achei que seria capaz, por causa da idade, mas agora eu sei que sou, e quero continuar estudando”. Sem vínculo de trabalho no momento, ela pretende buscar oportunidades relacionadas à formação recebida.
Adriana conta que os cinco filhos e sete netos torceram por seu sucesso e agradeceu também o apoio da equipe do Programa e dos colegas. “Fiz até a sétima série e estava sem estudar. Mas nossa turma sempre foi bem unida. Quando uma pessoa não sabia, outra ensinava. Não sou muito boa com computador, mas quando tinha atividades com links, meus colegas me ajudavam. Sou muito grata por receber meu primeiro certificado”, conta.
Sobre o Programa
Lançado em junho de 2024, o Autonomia e Renda é uma parceria entre a Petrobras, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi SENAI SESI. O IFRS e o IFSul ofertam cursos de FIC gratuitos e com bolsa-auxílio aos participantes em Canoas e em Sapucaia do Sul.
O Campus Canoas do IFRS vai oferecer novas turmas em breve. O edital de seleção de estudantes está previsto para ser publicado ainda no mês de dezembro, para turmas que terão início a partir de março de 2026. Para saber mais e acompanhar as novidades, acesse o site autonomiaerenda.com.br e as redes sociais @IFRSCanoas.
Saiba mais sobre os cursos e as carreiras ofertados pelo Programa no IFF: Pintor Industrial; Auxiliar de Serviços Diversos; Isolador de Tubulações







