Início do conteúdo

Prefeito Busato visita Campus Canoas e acena com parcerias tecnológicas e de inovação


Nesta quinta-feira, dia 5, o prefeito Luiz Carlos Busato visitou o Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Recebido pelo diretor-geral, Mariano Nicolao, visitou o complexo, em especial o novo prédio de 2,8 mil m² com salas de aula e gabinetes de professores e coordenadores de curso. Impressionado com a estrutura e a capacidade de atendimento com qualidade do campus, o dirigente acenou com parcerias entre o IFRS e o Parque Canoas de Inovação (PCI).

O Parque Canoas de Inovação é um cluster (concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes) voltado para o segmento de tecnologia, inovação e desenvolvimento. Quando implantado, aliará a geração de bens e serviços com conhecimento e pesquisa para atender efetivamente às necessidades de mercado. O empreendimento abrange uma área de 250 hectares.

O prefeito Busato começou a estreitar relações com o Campus Canoas ainda no dia 18 de abril de 2017 em uma primeira reunião com o diretor Mariano. Na oportunidade já se pautou convênios envolvendo também o Parque Canoas Inovação. À época, Busato também falou do interesse em fazer uma visita ao campus, em companhia de Mariano, ir à Brasília para tratar de assuntos importantes para a melhoria na educação do município.

Campus atende a 1 mil estudantes

O Campus possui 70 professores, 40 técnicos-administrativos e cerca de 1 mil estudantes. A estrutura tem seis prédios ocupados: administrativos, salas de aula, convivência, laboratórios, biblioteca e almoxarifado. O novo prédio com dois andares e uma quadra poliesportiva estão prontos e aguardam mobiliário e vistorias obrigatórias para serem inaugurados.

O IFRS é a única instituição federal pública de Canoas a ofertar gratuitamente cursos de nível superior e de pós-graduação, além dos técnicos profissionalizantes integrados ao Ensino Médio. O campus ainda oferece vagas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O ingresso ocorre por meio de processo seletivo próprio (vestibular) para os cursos com Ensino Médio.

Ao ingressar, o estudante pode receber apoio financeiro para suprir necessidades possibilitando sua permanência na instituição e conclusão do curso. Os benefícios da Assistência Estudantil envolvem bolsas alimentação, transporte, saúde, creche, entre outras. Para tanto, uma equipe faz entrevistas e analisa as condições de cada estudante para definir valores.

Investimento em qualidade

O IFRS prioriza e incentiva a qualificação dos seus professores. Cerca de 50% do quadro docente é formado de mestres, 30% de doutores e o restante, especialistas e pós-doutores. A maioria é composta de servidores concursados, sendo que alguns possuem contratos temporários como professores substitutos àqueles que estão afastados para qualificação.

A qualidade dos cursos reflete na empregabilidade dos egressos. Alguns começam a trabalhar na área que escolheram antes mesmo de terminar os estudos. Além disso, os estudantes também comprovam a excelência na educação por meio de prêmios. Eles conquistaram recentemente medalha de ouro na Olimpíada Internacional Sem Fronteiras, e outras medalhas na Olimpíada Brasileira de Informática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, entre outros.

Além das atividades de ensino, o Campus Canoas do IFRS também dá retorno à comunidade por meio de projetos de pesquisa e de ações de extensão, na qual estudantes aplicam os conhecimentos em instituições e recebem cidadãos ministrando cursos rápidos acompanhados de professores tutores.

Fim do conteúdo