Pibidianos do Curso de Matemática – Licenciatura promovem aprendizado de forma lúdica

**  Na busca por tornar o ambiente educacional mais dinâmico e envolvente, estudantes e professores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) promoveram uma gincana de matemática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro, no município de Canoas.

A atividade, que envolveu alunos do ensino fundamental, teve como objetivo principal estimular o aprendizado por meio de desafios lúdicos e interativos que exploram o raciocínio lógico, operações básicas e noção espacial.

A gincana, realizada na quarta (21/03), contou com a participação ativa de 31 alunos, divididos em quatro equipes e que competiram em três atividades – Batalha dos Pontinhos, Jogo das Operações e Velha Engarrafada.

Cada prova foi cuidadosamente elaborada pelos bolsistas do Pibid, em colaboração com os professores Cintia Regina Fick (EMEF / Irmão Pedro) e Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira (Campus Canoas), visando estimular diferentes habilidades como trabalho em equipe, criatividade e raciocínio rápido.

No jogo “batalha dos pontinhos”, semelhante à batalha naval, os participantes competem em duplas, desenhando circunferências em seus campos para que o oponente estime a distância do alvo em relação à linha central, buscando capturá-lo.

No “jogo das operações”, os participantes sorteiam dados e, em seguida, utilizam as quantidades de cada dado para formar uma expressão aritmética que resulte em um número pré-determinado pela equipe organizadora.

No jogo da “velha engarrafada”, semelhante ao jogo da velha tradicional, o objetivo é alinhar três peças, sendo que existem três tamanhos de peças e as maiores podem cobrir as menores, exigindo maior atenção e raciocínio dos participantes.

“As atividades propostas envolviam resolver problemas utilizando raciocínio lógico que exigiam experimentação e observação, também permitiu que todos os alunos pudessem contribuir com seus conhecimentos e habilidades específicas, promovendo um ambiente inclusivo e colaborativo”, destacou a professora Cíntia Flick, supervisora do Pibid na escola.

Por outro lado, o professor Claudiomir Siqueira, orientador do Pibid, afirmou que: “a gincana foi uma oportunidade única de integrar teoria e prática de forma criativa, pois acreditamos que o aprendizado vai muito além das paredes da sala de aula. Com atividades como essa, conseguimos engajar os alunos de uma maneira que os estimule a aprender de forma ativa e significativa, bem como fortalecer a motivação desses futuros docentes na profissão que escolheram”.

Além do aspecto acadêmico, a gincana também promoveu momentos de descontração e socialização entre os estudantes. “Foi muito legal ver os alunos se divertindo enquanto aprendiam. Muitos deles se surpreenderam com suas próprias habilidades e isso contribui para aumentar a autoconfiança e o interesse pelos estudos”, destacaram Gabriel Ferreira Flores, Lucas Mesquita Ribeiro e Rafaela Gudaites Bento, pibidianos e integrantes da organização do evento.

Por fim, Lucas Silveira Velnecker, bolsista do Pibid, ressaltou a importância do Pibid para sua formação e lamentou o seu término: “parece que foi ontem, foi um período de muito aprendizado e crescimento, que vai deixar saudades, a ficha não caiu ainda que o Pibid terminou. Mas estar no Pibid foi o que me motivou a não desistir e seguir no curso”.

Com essa atividade, a edição do Pibid 2022-2024, que foi executada pelo Campus Canoas com a escola campo – EMEF Irmão Pedro, encerra-se com chave de ouro. Foram 18 meses de muitas atividades e desenvolvimento profissional para oito bolsistas estudantes do Curso de Matemática – Licenciatura.

Ao todo, nesse período, o IFRS contou com 72 cotas de bolsas de estudantes de iniciação à docência para o Pibid, além de 9 cotas de bolsas de supervisores para os professores das escolas. O projeto é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para obter mais informações sobre este projeto institucional acesse https://pibid.ifrs.edu.br/.

** Texto encaminhado pelo professor Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira