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Projetos Indissociáveis


⇔  Período: 2022/2023 

 

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL CONJUNTO 01/22023 – IFRS E AO EDITAL PROPPI 09/2023

Título do projeto: Núcleo de Línguas e Culturas

Coordenador(a): Cimara Valim de Melo

Resumo: Este projeto concentra-se no desenvolvimento linguístico-cultural da comunidade interna e externa ao Campus Canoas do IFRS, tomando a transdisciplinaridade, a interprofissionalidade e o dialogismo social como pilares para a formação integral, cidadã e profissional, conforme concepção e diretrizes dos Institutos Federais. Objetiva-se contribuir ao desenvolvimento linguístico e literário por meio da capacitação em línguas e da promoção de espaços de investigação, reflexão e fruição voltados às linguagens, em ações indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão. Para isso, toma-se como problema a demanda da comunidade por cursos de línguas estrangeiras, comprovada em pesquisas realizadas pelo projeto em sua etapa anterior, aliada à necessidade de ações em ensino e pesquisa vinculadas ao letramento literário, em especial direcionadas a estudantes do Ensino Médio, cada vez mais distantes da leitura literária. Dessa forma, em termos metodológicos, o projeto propõe-se à oferta de cursos de línguas estrangeiras, com foco no francês e no inglês, a ocorrer em formato híbrido, nas dependências do Campus Canoas e por meio da plataforma Google Meet. Concomitantemente, ocorrerá o desenvolvimento de pesquisas direcionadas ao letramento literário e à análise do ensino de línguas pelo viés do livro didático e da interpretação textual na escola, bem como ações de eventos interculturais, a exemplo do Roda Leitura, do Clube de Leitura e de eventos em colaboração com a organização Partners of the Americas. Como resultados esperados, o Núcleo de Línguas e Culturas busca a qualificação linguístico-cultural dos envolvidos, o incentivo à internacionalização e a abertura de novos horizontes a cidadãos e cidadãs interessados em uma formação integral, plural e sintonizada com as exigências de um mundo globalizado. Conforme o próprio Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a internacionalização representa uma ferramenta para a troca de conhecimentos e uma estratégia à educação profissional e tecnológica, envolvendo estudo de idiomas, difusão de culturas e práticas solidárias entre povos.

 

Título do projeto: Idealizar Maker: Soluções Criativas no Ensino, Pesquisa e Extensão

Coordenador(a): Jaqueline Terezinha Martins Correa Rodrigues

Resumo: O projeto tem por  objetivo viabilizar a realização de atividades criativas para ensino, pesquisa e extensão no IFRS – Campus Canoas, a partir do uso das instalações e de recursos de um laboratório maker. Por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, buscar-se-á qualificar os processos de ensino e de aprendizagem a partir do favorecimento de metodologias ativas que busquem promover uma aprendizagem mais participativa e significativa para os estudantes. Para isso, serão planejadas e ofertadas ações extensionistas para formação da comunidade acadêmica do campus Canoas e de professores da rede municipal de Canoas, envolvendo abordagens pedagógicas para o desenvolvimento de materiais didáticos, empreendedorismo e robótica educacional, dentre outros. No âmbito da pesquisa, pretende-se investigar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental e médio, bem como pesquisar sobre metodologias ativas e propor estratégias didáticas utilizando as ferramentas e recursos disponíveis no laboratório maker para futura aplicação em sala de aula. No âmbito do ensino, pretende-se auxiliar os docentes de áreas de conhecimento diversas no desenvolvimento de atividades e materiais criativos e inovadores para serem utilizados em sala de aula, acompanhando a aplicação das propostas didáticas

 

 

Título do projeto: Offboard – Manutenção com Consciência Ambiental a Serviço da Comunidade

Coordenador(a): Sandro José Ribeiro da Silva

Resumo:

O projeto Offboard do IFRS Campus Canoas tem o intuito de reutilizar equipamentos de hardware para montar computadores para serem doados. Desta forma, equipamentos que seriam descartados ou virariam lixo eletrônico retornariam para a comunidade. O objetivo principal é montar equipamentos deixando-os em pleno funcionamento, tanto em termos de hardware como de software, para que usuários mais necessitados tenham a oportunidade de uma inclusão digital mais digna. Além disso, esse projeto visa dar o suporte em termos de hardware, software e instrução à esses novos usuários. Desta forma, o projeto estará integrado com a pesquisa em termos de busca e verificação de equipamentos e softwares adequados, no ensino com as atividades de instrução e inclusão digital desses usuários e na extensão promovendo a interação entre o Campus Canoas e a comunidade do seu entorno, visando o desenvolvimento socioeconômico e ambiental local.

 

Título do projeto: IFCITEC -Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do Campus Canoas do IFRS – 11ª Edição

Coordenador(a): Carla Odete Balestro Silva

Resumo:

A IFCITEC – Feira de Ciências e Inovação Tecnológica é um evento realizado desde o ano de 2013 pelo IFRS – Campus Canoas cujo objetivo é promover um espaço de socialização dos projetos científicos realizados por alunos e alunas do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada de ensino, desenvolvidos em parceria com seus docentes, de forma a incentivar a utilização do método científico como impulso para um ensino e aprendizagem mais significativos. Os projetos expostos na IFCITEC são avaliados e premiados com o intuito de valorizar o trabalho destes jovens cientistas e alcançar os seguintes objetivos específicos, dentre outros: o incentivo à realização de pesquisas no âmbito da escola pública; o reconhecimento dos projetos que construíram da melhor forma seus processos metodológicos; a divulgação do Campus Canoas junto à comunidade externa; a divulgação das pesquisas realizadas nos trabalhos de conclusão de curso e nas disciplinas de projeto científico presentes nos currículos dos cursos integrados do Campus Canoas; a promoção da troca de conhecimentos entre os participantes e o reconhecimento do trabalho dos docentes que utilizam a pesquisa como forma de melhorar as práticas de ensino. Em termos metodológicos, a organização da IFCITEC demanda um calendário de atividades que vai desde a divulgação da feira, homologação e avaliação dos projetos até a premiação e distribuição das vagas para as feiras afiliadas, entre elas, as duas maiores feiras de ciências do Brasil: a MOSTRATEC e a FEBRACE.

 

 

EDITAL IFRS Nº 16/2022 – APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CAMPI DO IFRS

 

Título do projeto: Núcleo de Línguas e Culturas

Coordenador(a): Cimara Valim de Melo

Resumo: A presente proposta concentra-se no desenvolvimento linguístico-cultural da comunidade interna e externa ao Campus Canoas do IFRS, tomando a transdisciplinaridade, a interprofissionalidade e o dialogismo social como pilares para a formação integral, cidadã e profissional, conforme concepção e diretrizes dos Institutos Federais. Objetiva-se contribuir ao desenvolvimento linguístico e literário por meio da capacitação em línguas e da promoção de espaços de investigação, reflexão e fruição voltados às linguagens, em ações indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão. Para isso, toma-se como problema a demanda da comunidade por cursos de línguas estrangeiras, comprovada em pesquisas realizadas pelo projeto em sua etapa anterior, aliada à necessidade de ações em ensino e pesquisa vinculadas ao letramento literário, em especial direcionadas a estudantes do Ensino Médio, cada vez mais distantes da leitura literária. Dessa forma, em termos metodológicos, o projeto propõe-se à oferta de cursos de de línguas estrangeiras, com foco no francês e no inglês, a ocorrer em formato híbrido, nas dependências do Campus Canoas e por meio da plataforma Google Meet. Concomitantemente, ocorrerá o desenvolvimento de pesquisas direcionadas ao letramento literário e à análise do ensino de línguas pelo viés do livro didático e da interpretação textual na escola, bem como ações de eventos interculturais, a exemplo do Roda Leitura, do Clube de Leitura e de eventos em colaboração com a organização Partners of the Americas. Como resultados esperados, o Núcleo de Línguas e Culturas busca a qualificação linguístico-cultural dos envolvidos, o incentivo à internacionalização e a abertura de novos horizontes a cidadãos e cidadãs interessados em uma formação integral, plural e sintonizada com as exigências de um mundo globalizado. Conforme o próprio Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a internacionalização representa uma ferramenta para a troca de conhecimentos e uma estratégia à educação profissional e tecnológica, envolvendo estudo de idiomas, difusão de culturas e práticas solidárias entre povos.

 

EDITAL IFRS Nº 12/2022 – FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO 2022/2023 – PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO

 

Título do projeto: Consolidação da SocialTec – Incubadora Social e Tecnológica de Canoas

Coordenador(a): Marcelo Luiz Pereira

Resumo: O presente projeto submetido ao edital IFRS nº 12/2022 “FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO 2022/2023” vai ao encontro da Política de Inovação Institucional do IFRS (IFRS, 2020), no que se refere ao seu objetivo de contribuir para a difusão da cultura empreendedora através da estruturação e gestão de ambientes promotores de empreendimentos e projetos inovadores. Em abril de 2020, o campus Canoas estabeleceu um grupo de trabalho (GT) com o objetivo de discutir a viabilidade de implantação de um habitat de inovação no campus O referido GT que conclui sua trajetória indicando, naquele momento, a implantação de uma incubadora tecno social. Depois disso foi criado um novo GT (portaria 168/2020) para estudos e implantação de uma incubadora tecno social no campus Canoas. Esse GT vem trabalhando desde setembro de 2020 e o presente projeto está alinhado aos objetivos do GT que tem como principal objetivo a implantação da Incubadora Tecnossocial do Campus Canoas, considerando: equipe envolvida, modalidades, parcerias, regulamentação, infraestrutura. Algumas ações já foram desenvolvidas: definição de espaço físico destinado à incubadora; definição de objetivos, missão e visão da incubadora; elaboração do regimento; aprovação do regimento pelo Concamp; concurso para definição do nome e logotipo da incubadora e ações integradas ao ensino. Com esse projeto pretende-se disseminar o conhecimento e desenvolvimento de inovação e cultura inovadora por meio de ações da incubadora e ações integradas com demais projetos. Tais ações envolvem: sensibilização, capacitação e ações práticas sobre inovação e empreendedorismo. Os objetivos do presente projeto são: (i) promoção da cultura de empreendedorismo e inovação, (ii) realização do edital de pré-incubação, (iii) busca de parcerias e (iv) realização de ações integradas ao ensino.

 

 

Título do projeto: TRILOGIC: Uma plataforma educativa para o ensino da lógica de programação para alunos ouvintes e não ouvintes

Coordenador(a): Carla Odete Balestro

Resumo: A plataforma educativa TRILOGIC – em seu quinto ano de desenvolvimento e aperfeiçoamento – é fruto de estudos sobre as potencialidades de várias técnicas para apoio ao ensino e aprendizagem dos conceitos de Lógica de Programação (LP) e desponta como estratégia para potencializar as dinâmicas educativas das disciplinas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio que abordam LP. Além disso, o uso da robótica educativa no apoio ao ensino de LP e programação demonstrou a importância do uso do concreto nas construções das abstrações exigidas por um profissional de Tecnologia da Informação (TI) e Eletrônica. O objetivo deste projeto de pesquisa é explorar a utilização do TRILOGIC e da robótica educativa no auxílio ao ensino e aprendizagem de conceitos da Lógica de Programação, colaborando com a permanência e êxito dos estudantes dos primeiros e segundos anos dos cursos técnicos da área de Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica do Campus Canoas do IFRS. Inicialmente pensado para estudantes ouvintes, ao longo dos anos e ao encontro das demandas de maior acessibilidade, o TRILOGIC foi adaptado para utilização por alunos não ouvintes.

 

Título do projeto: Literatura brasileira contemporânea e decolonialidade

Coordenador(a): Cimara Valim de Melo

Resumo: O presente projeto concentra-se no sistema literário brasileiro contemporâneo a partir do pensamento decolonial, cuja epistemologia possui reflexos teórico-críticos e pedagógicos dentro dos estudos literários. Objetiva-se examinar de que forma as produções literárias brasileiras do século XXI experimentam modos de resistência e transgressão, transformando limites a elas impostos a partir de uma perspectiva decolonial, a qual age no sentido de descentralizar e (re)construir saberes. Além disso, busca-se promover a reflexão pedagógica sobre o ensino de literatura e o letramento literário, levando ao campo educacional possibilidades de abordagem da literatura contemporânea sob um projeto decolonizante, a rever posicionamentos que circundam a dicotomia eu x outro. Nesse sentido, a partir de uma abordagem qualitativa, parte-se, em termos metodológicos, para o estudo teórico-crítico sobre decolonialidade e suas repercussões nos estudos literários; a análise da literatura brasileira no século XXI, incluindo o reconhecimento das principais tendências da narrativa brasileira; e, a partir da pesquisa de natureza aplicada, a produção de alternativas pedagógicas ao ensino de literatura com enfoque na Educação Básica, a partir da análise de livros didáticos e de possibilidades de abordagem que envolvam o letramento literário. Como resultados, busca-se gerar produção acadêmico-científica que entrecruze estudos de literatura e estudos decoloniais, contribuindo à valorização do patrimônio artístico-cultural brasileiro em nível global. O projeto espera, com a apresentação de materiais pedagógicos e produção intelectual, gerar a transferência de saberes em termos científicos e culturais, ampliando a compreensão acerca do sistema literário brasileiro no século XXI e contribuindo à inovação dos processos de ensino-aprendizagem em literatura.

 

Título do projeto: RevisãoOnline: Escrita e revisão de textos dissertativos argumentativos

Coordenador(a): Marcio Bigolin

Resumo: O projeto RevisãoOnline é um sistema online de revisão por pares para escrita e revisão de redações conforme o modelo proposto no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Dentre as funcionalidades descritas, destaca-se a formação de grupos, que permite o uso em sala de aula possibilitando a inclusão de um líder (professor) que, desta forma, terá um controle mais apurado dos estudantes. Nesse ano de 2022 o projeto busca um novo objetivo principal que é mapear os perfis dos alunos usuários e identificar os erros mais comuns em revisão e escrita. Com esse conjunto mapeado se pretende sugerir dicas e exemplos, cadastrador no ano de 2021, mais pertinentes para sanar as dúvidas. Como metodologia se pretende atingir o objetivo em 4 etapas principais: a primeira etapa consiste no levantamento e mapeamento do perfil dos alunos com base nos dados já preexistentes; a segunda etapa consiste na modelagem e adequação do sistema para identificar e classificar o usuário de acordo com o modelo; etapa 3 aplicar em turmas essas novas funcionalidades; etapa 4 avaliar de forma qualiquantitativa esses resultados e divulgar em feiras, eventos e periódicos. Com esses objetivos e etapas previstas espera-se que o sistema atinja um maior nível de maturidade e recursos para o uso por professores da área de letras e para atividades afins que utilizem a técnica de revisão por pares.

 

Título do projeto: Estudos de gênero e interseccionalidade: discursos, representações e identidades produzidas em artefatos culturais e midiáticos

Coordenador(a): Olivia Pereira Tavares

Resumo: Na articulação de estudos culturais pós-estruturalistas e decoloniais, este projeto pretende discutir e analisar como o gênero, articulado a outros marcadores, tais como raça, sexualidade, geração e classe, são roteirizados e tramados nos mais variados artefatos culturais e midiáticos. Literatura, cinema, histórias em quadrinhos, séries televisivas, propagandas, dentre outros artefatos, possuem tramas e roteiros de personagens marcados por atravessamentos interseccionais e tecidos por relações de poder. Estes múltiplos artefatos da cultura possibilitam olhar para as representações e posições de sujeitos neles veiculados e nos dão pistas do “tom” de um determinado tempo histórico, social e cultural. Tempo este, marcado por certas regularidades, mas também por desvios do que pode ser (não) dito em um determinado contexto. Para isso, pretende-se realizar a leitura de referências teóricas, selecionar os materiais de análise, produzir dados e escolhas de procedimentos metodológicos que possam articular-se às análises culturais. Considerando que cada artefato tem suas devidas particularidades, os modos de produzir os materiais empíricos farão uso de diferentes procedimentos.

 

 

Título do projeto: A educação como processo de formação humana

Coordenador(a): Vicente Zatti

Resumo: Presenciamos na atualidade, o avanço sobre a educação, de interesses utilitaristas e instrumentalizadores, os quais colocam em questão a importância de qualquer saber que não tenha utilidade econômica imediata. A avidez por lucro funda um pensamento segundo o qual o útil é reduzido ao utilizável economicamente. Os saberes humanísticos, a arte, a literatura, a filosofia e até mesmo a pesquisa básica, são postos em questão por não gerarem um retorno monetário de modo rápido e evidente. O avanço desse utilitarismo sobre a educação nega a tradição literária filosófico-pedagógica ocidental, pois nela, educação é entendida como processo de formação humana. Nessa tradição, a educação busca realizar uma finalidade intrínseca, a formação humana ou humanização do homem: não nascemos prontos, valemo-nos da condição antropológica de inconclusão para constituirmo-nos humanos por meio do processo educativo. Assim, a educação não pode ser confundida com instrução, capacitação, treinamento ou profissionalização. Considerando isso, buscamos realizar uma revisão teórica do pensamento filosófico-pedagógico ao longo da tradição ocidental, para sustentar a tese de que, na referida tradição literária, a educação é compreendida como processo de formação humana e, portanto, as tentativas de reduzir a escola e a universidade a programas com saberes e práticas economicamente úteis, representa a negação desse legado. Para tal revisão teórica, adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, centrada em cinco elementos dessa tradição: 1. Paideia grega; 2. Humanitas latina; 3. Bildung moderna; 4. Educação omnilateral em Marx; 5. Reconstrução do ideal de formação humana em Habermas. O objetivo de tal empreendimento é desenvolver uma hermenêutica, principalmente, de dois aspectos pertinentes à educação contemporânea: 1) o utilitarismo que faz os interesses da área econômica colonizarem ilegitimamente o campo da educação; 2) a questão da formação humana pensada dentro da educação profissional e tecnológica. As referências bibliográficas escolhidas, após lidas, serão objeto de discussão em reuniões quinzenais com o bolsista a ser selecionado. As reflexões resultantes da leitura e das discussões serão sistematicamente registradas. Apresentaremos os resultados parciais da pesquisa em evento científico da área de filosofia da educação e em evento de iniciação científica. Os resultados finais serão publicados como artigo científico em periódico da área de educação. Esperamos com a pesquisa problematizar os fundamentos e as práticas da educação e da educação profissional e tecnológica contemporânea com vistas a ressignificar seu caráter formativo. Esperamos ainda, que tal trabalho inspire a reformulação de concepções e práticas curriculares tendo em vista a formação integral de um sujeito que se compreenda como homem e cidadão. Nossa pretensão é contribuir com o debate educacional ao demostrar a falta de legitimidade teórica de investidas utilitaristas sobre a educação.

 

 

EDITAL IFRS Nº 16/2022 – APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CAMPI DO IFRS

 

Título do projeto: Núcleo de Línguas e Culturas

Coordenador(a): Cimara Valim de Melo

Resumo: A presente proposta concentra-se no desenvolvimento linguístico-cultural da comunidade interna e externa ao Campus Canoas do IFRS, tomando a transdisciplinaridade, a interprofissionalidade e o dialogismo social como pilares para a formação integral, cidadã e profissional, conforme concepção e diretrizes dos Institutos Federais. Objetiva-se contribuir ao desenvolvimento linguístico e literário por meio da capacitação em línguas e da promoção de espaços de investigação, reflexão e fruição voltados às linguagens, em ações indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão. Para isso, toma-se como problema a demanda da comunidade por cursos de línguas estrangeiras, comprovada em pesquisas realizadas pelo projeto em sua etapa anterior, aliada à necessidade de ações em ensino e pesquisa vinculadas ao letramento literário, em especial direcionadas a estudantes do Ensino Médio, cada vez mais distantes da leitura literária. Dessa forma, em termos metodológicos, o projeto propõe-se à oferta de cursos de de línguas estrangeiras, com foco no francês e no inglês, a ocorrer em formato híbrido, nas dependências do Campus Canoas e por meio da plataforma Google Meet. Concomitantemente, ocorrerá o desenvolvimento de pesquisas direcionadas ao letramento literário e à análise do ensino de línguas pelo viés do livro didático e da interpretação textual na escola, bem como ações de eventos interculturais, a exemplo do Roda Leitura, do Clube de Leitura e de eventos em colaboração com a organização Partners of the Americas. Como resultados esperados, o Núcleo de Línguas e Culturas busca a qualificação linguístico-cultural dos envolvidos, o incentivo à internacionalização e a abertura de novos horizontes a cidadãos e cidadãs interessados em uma formação integral, plural e sintonizada com as exigências de um mundo globalizado. Conforme o próprio Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a internacionalização representa uma ferramenta para a troca de conhecimentos e uma estratégia à educação profissional e tecnológica, envolvendo estudo de idiomas, difusão de culturas e práticas solidárias entre povos.

 

Título do projeto: Laboratório de Arte – LAR

Coordenador(a): Maristela Vigolo Fontana

Resumo: O Projeto LAR se origina das Oficinas de Desenho, desenvolvidas desde 2014 no IFRS Canoas. A abordagem da linguagem específica do desenho para os estudantes do ensino médio integrado e dos anos finais do ensino fundamental, em consonância com leituras críticas acerca do mundo contemporâneo, instrumentalizou a proposição de soluções artísticas híbridas para problemáticas de interesse do grupo participante em 2019. Nesse sentido, observada a necessidade de um espaço tempo de acolhimento, valorização e orientação das práticas e interesses artísticos dos estudantes que procuravam as oficinas de desenho, o objetivo do projeto será contribuir para a sistematização dos estudos em arte dos participantes, proporcionando e orientando práticas dirigidas e auto planejadas em diferentes técnicas e procedimentos artísticos. Sendo assim, pretende-se criar um cronograma de encontros semanais para estudos práticos e compartilhamento de referenciais técnicos e conceituais e um cronograma mensal para realização de oficinas que contarão com a participação de agentes culturais da comunidade. A partir disso, realizar mostras de trabalhos e participar de eventos do IFRS, contextualizando as implicações dos hibridismos na produção de exposições de arte contemporânea e incentivando a autoconfiança dos estudantes em apresentar suas proposições. Considerando a possibilidade de contribuição para o acolhimento, a permanência e o êxito dos estudantes do IFRS, o LAR se constituirá em um ambiente de produção metodológica de conhecimento que contemple a subjetividade, a afetividade, a percepção sensível e simbólica que integram a dimensão humana, buscando na expressão poiética a abordagem de temáticas elencadas pelos estudantes, conforme suas experiências, interesses, trajetórias e projeções de vida. Ao final do projeto, cada estudante avaliará seu processo de trabalho em arte, e possíveis contribuições da formação estética enquanto formação integral. Buscaremos levantar dados referentes às produções dos estudantes, considerando as linguagens e temáticas abrangidas.

 

Título: Projeto de inovação para manutenção, suporte, capacitação e licenciamento sem exclusividade do Integra – Portal da Inovação do IFRS para IFMS, IFAL e IFSul

EDITAL IFRS Nº 58/2020 FLUXO CONTÍNUO – PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO

Coordenador: Rodrigo Perozzo Noll

Resumo: Uma das funções institucionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é desenvolver atividades de pesquisa e inovação de acordo com as finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos. Este projeto de desenvolvimento científico-tecnológico cumpre o objetivo de escalar o Integra – Portal da Inovação desenvolvido pelo IFRS para outras ICTs através da manutenção adaptativa deste sistema. Para que isso aconteça, será necessária uma cooperação técnica entre ambas as instituições para modificar o sistema permitindo que sejam utilizados e integrados a infraestrutura de outros IFs visando a externalização de configuração, personalização, entre outros. Este esforço será colaborativo entre as duas instituições. Considerando a Lei No 11.892, de 29/12/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, as finalidades explicitadas no Art. 6o, incisos VII, VIII e IX e os objetivos do Art. 7o, notadamente os incisos III, IV e V, a implantação de um sistema eletrônico que apresenta as competências e expertises da instituição facilita e potencializa as interações com organizações públicas e privadas, além de indivíduos que tenham estes interesses.

Título: Sistema digital adaptativo para simulação de luminosidade em testes de relés de iluminação pública para smart cities

EDITAL IFRS Nº 58/2020 FLUXO CONTÍNUO – PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO

Coordenador: Edison Silva Lima

Resumo: Esta proposta de projeto surge da necessidade da empresa Exatron Industria Eletrônica Ltda, instalada no Parque Canoas de Inovação, que necessita de um equipamento para testes e ensaios de relé de iluminação pública, com determinadas características. Neste contexto o IFRS Canoas, que recentemente foi credenciado junto ao CATI do MCTI, e está habilitado para desenvolver projetos de PD&I, com financiamento externo, pretende desenvolver uma solução que atenda as necessidades da Exatron: desenvolver e fornecer um sistema digital adaptativo para simulação de luminosidade em testes de relé de iluminação pública para smart cities, que atenda às exigências da norma ABNT NBR 5123:2016 e que atenda aos quesitos solicitados pela Exatron. O projeto será executado em 7 meses, e resultará em um equipamento funcional.

Título do projeto: Reciclagem Colaborativa – Análise de Viabilidade (em execução) – concluído

 

 

Título do projeto: Laboratório de Arte – LAR

Coordenador(a): Maristela Vigolo Fontana

Resumo: O Projeto LAR se origina das Oficinas de Desenho, desenvolvidas desde 2014 no IFRS Canoas. A abordagem da linguagem específica do desenho para os estudantes do ensino médio integrado e dos anos finais do ensino fundamental, em consonância com leituras críticas acerca do mundo contemporâneo, instrumentalizou a proposição de soluções artísticas híbridas para problemáticas de interesse do grupo participante em 2019. Nesse sentido, observada a necessidade de um espaço tempo de acolhimento, valorização e orientação das práticas e interesses artísticos dos estudantes que procuravam as oficinas de desenho, o objetivo do projeto será contribuir para a sistematização dos estudos em arte dos participantes, proporcionando e orientando práticas dirigidas e auto planejadas em diferentes técnicas e procedimentos artísticos. Sendo assim, pretende-se criar um cronograma de encontros semanais para estudos práticos e compartilhamento de referenciais técnicos e conceituais e um cronograma mensal para realização de oficinas que contarão com a participação de agentes culturais da comunidade. A partir disso, realizar mostras de trabalhos e participar de eventos do IFRS, contextualizando as implicações dos hibridismos na produção de exposições de arte contemporânea e incentivando a autoconfiança dos estudantes em apresentar suas proposições. Considerando a possibilidade de contribuição para o acolhimento, a permanência e o êxito dos estudantes do IFRS, o LAR se constituirá em um ambiente de produção metodológica de conhecimento que contemple a subjetividade, a afetividade, a percepção sensível e simbólica que integram a dimensão humana, buscando na expressão poiética a abordagem de temáticas elencadas pelos estudantes, conforme suas experiências, interesses, trajetórias e projeções de vida. Ao final do projeto, cada estudante avaliará seu processo de trabalho em arte, e possíveis contribuições da formação estética enquanto formação integral. Buscaremos levantar dados referentes às produções dos estudantes, considerando as linguagens e temáticas abrangidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

⇔  Período 2021/2022

 

  • Título do Projeto: Núcleo de Línguas e Culturas (concluído)

EDITAL IFRS Nº 29/2021 – APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CAMPI DO IFRS

Coordenadora: Prof. Dr. Cimara Valim de Melo

Resumo: A necessidade de ações direcionadas ao desenvolvimento linguístico-cultural das comunidades interna e externa ao Campus Canoas do IFRS torna imperativas a formação e a execução de projetos voltados ao ensino de línguas, dentre outros setores culturais. Conforme o próprio Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a internacionalização representa uma ferramenta para a troca de conhecimentos e uma estratégia à educação profissional e tecnológica, envolvendo estudo de idiomas, difusão de culturas e práticas solidárias entre povos. Assim, esta proposta de projeto indissociável objetiva contribuir à formação cultural de servidores, estudantes e demais membros da comunidade interna e externa por meio da capacitação em línguas, bem como da promoção de espaços de reflexão voltados às linguagens em uma perspectiva cultural. Para isso, tem como problema a alta e histórica demanda da comunidade por ações de promoção do letramento linguístico, dentre elas cursos de línguas. Em termos metodológicos, o projeto envolve duas linhas de abordagem: a) ensino de línguas – cujas atividades envolvem oferta de cursos de capacitação em nível de extensão, monitorias de ensino a discentes com dificuldades em língua inglesa, bem como desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao ensino-aprendizagem de idiomas; b) incentivo à cultura – cujo foco se dá pela valorização e pela promoção de eventos interculturais, mais especificamente vinculado às linguagens e a oportunidades em termos de certificação e intercâmbio. Como resultados esperados, o Núcleo de Línguas e Culturas tem a qualificação linguístico-cultural dos envolvidos e a abertura de novos horizontes a cidadãos e cidadãs interessados em uma formação integral, plural e sintonizada com as exigências de um mundo globalizado. Espera-se assim gerar impactos internos, em nível acadêmico-profissional, e externos, com vistas à transformação sociocultural.

Link para produção científica: Lattes 

 

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  • Título do Projeto: Tessituras e narrativas: autorias afrocentradas e mídias (concluído)

EDITAL IFRS Nº 29/2021 – APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CAMPI DO IFRS

Coordenadora: Prof. Dr. Cleusa Albilia de Almeida

Resumo: Com o objetivo de criar um espaço de aprendizado e compartilhamento de Manifestações Literárias para a valorização da identidade e da cultura afrocentrada, avaliar o impacto na utilização desses materiais em um curso MOOC e viabilizar demandas surgidas no quilombo Chácara das Rosas – Canoas – RS, será utilizado como base inicial a Lei 10.639/03 que trata especificamente da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e neste projeto traduzimos como práticas e leituras afrocentradas. Para dar conta dessas perspectivas de modo epistemológico a legislação e autoras como: Djamila Ribeiro (2017), Angela Davis (2013), Chimamanda Ngozi Adichie (2017), Lélia Gonzalez (2008), Sueli Carneiro (2013) entre outras mulheres e autoras negras serão base de pesquisa e ensino. As metodologias são múltiplas para atender o modelo indissociável que tem como tripé ensino, pesquisa e extensão. Esses três elementos não são redutíveis numa sequência de operações, de procedimentos imutáveis, ou seja, um domínio específico de saber e de fazer, mas é o decorrente trabalho metodológico reflexivo e criativo. Nesse contexto ainda, pensar o ensino, a pesquisa e a extensão como movimentos, muito embora com cuidado redobrado para não cair no ativismo e nem no esvaziamento teórico. Os resultados esperados será novas lideranças no Quilombo, aperfeiçoamento de um curso MOOC com maior qualidade de reflexão e participantes do quilombo urbano Chácara das Rosas – Canoas-RS. A produção de inovação tecnológica com o desenvolvimento de um portal de armazenamento de manifestações literárias integradas com as redes e as mídias sociais.

Link para produção científica: Lattes

 

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  • Título do Projeto: LAR: Laboratório de Arte (concluído)

EDITAL IFRS Nº 29/2021 – APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CAMPI DO IFRS

Coordenadora: Prof. Ms. Juliana da Cruz Mülling

Resumo: O Projeto LAR, em sua segunda edição, centra-se no acolhimento, valorização e orientação da práxis em Arte. O objetivo do projeto é fomentar a produção em arte no Campus Canoas e junto à comunidade, proporcionando práticas dirigidas e auto planejadas de pesquisa em/sobre artes visuais para os bolsistas, com base em processos instaurados nos sistemas contemporâneos de trabalho artístico. O LAR tem a premissa de ser um ambiente de produção metodológica que contemple a subjetividade, a afetividade, a percepção sensível e simbólica que integram o humano, buscando na expressão poiética a abordagem de problemáticas interseccionais definidas pela consonância de experiências, interesses e projeções de vida  análogas às temáticas de orientação disponibilizadas. Serão realizadas orientações conforme cronograma colaborativo para compartilhamento de referenciais técnicos e conceituais. Os resultados das pesquisas alimentarão a oferta de ações para a comunidade, contextualizando as implicações dos hibridismos na produção de exposições de arte – atualmente no formato virtual/remoto, e incentivando a autoconfiança dos estudantes em apresentar suas proposições. A realização da Mostra de Arte está prevista como o principal momento de apresentação de resultados, incluindo diálogos com a produção no âmbito do ensino de Artes, e a participação de agentes culturais locais. As produções resultantes de oficinas destinadas à comunidade, bem como os trabalhos dos bolsistas, serão organizadas de forma virtual para exposição pelo instagram @_laboratorio_de_arte_, e acolhidos na constituição do acervo e da galeria do LAR.

Link para produção científica: Lattes

 

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  • Título do Projeto: PIBID: Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão (concluído)

EDITAL IFRS Nº 29/2021 – APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS CAMPI DO IFRS

Coordenadora: Prof. Mariana Lima Duro

Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) surgiu como uma possibilidade de interação entre os cursos de licenciatura do IFRS e as redes públicas de ensino e vem contribuindo de forma significativa com a formação dos licenciandos, na medida em que promove a inserção dos professores em formação nos diferentes ambientes escolares onde terão a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas. No atual contexto, essa inserção acontece por meio de tecnologias, o que amplia o acesso em termos de público, mas que também desafia os licenciandos em termos de elaboração de materiais e de formas de interação com os estudantes da educação básica. Em especial, esse Projeto visa oportunizar espaços e tempos para a ação e reflexão (teórica) da prática docente, interferindo na formação acadêmica dos estudantes de licenciatura e contribuindo para a formação continuada dos docentes do IFRS e das escolas parceiras. O Projeto Pibid IFRS está dividido em três subprojetos, propondo ações interdisciplinares e articulações entre licenciaturas de mesma área em diferentes campi. Nesse contexto, esse Projeto tem como propósito articular os três pilares: ensino, pesquisa e extensão, junto ao Pibid no  âmbito do IFRS, promovendo situações de conversas pedagógicas e teóricas entre os cursos e campi participantes do Pibid IFRS, bem como de toda a comunidade acadêmica envolvida no Programa. Espera-se como resultado de Projeto, além da elaboração dos diferentes produtos gerados (materiais divulgados online, cursos massivos online, eventos online e e-book) que todos os participantes do projeto possam compreender, interferir e reelaborar o contexto escolar a partir dessas ações, entendendo que a prática docente é de fato, indissociável de ensino, pesquisa e extensão.

Link para produção científica: Lattes 

Última atualização em 21/06/2023

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