Período de inscrições para o Seminário de Estudos Transdisciplinares, Sistêmicos e Multimodais se estende até 28/03

Até 28 de março, às 16h, por intermédio de preenchimento do formulário eletrônico https://forms.gle/SM5YwWYaS1Mu1GFx9, estão abertas as inscrições para o Seminário de Estudos Transdisciplinares, Sistêmicos e Multimodais – edição 2023, promovido por grupo de pesquisa do Campus Canoas.

A atividade será no formato remoto, sempre às terças-feiras, a partir das 20h.

As reuniões iniciam em 28/03 e se estendem até 25/04, totalizando 5 encontros.

A dinâmica se dará a partir da apresentação de vídeos com pesquisadores nacionais e internacionais e, na sequência, haverá espaço para debate ao vivo com os palestrantes.

De acordo com o professor Cláudio Leite, um dos organizadores, a ação tem como objetivo divulgar a “perspectiva de pesquisa de cunho transdisciplinar consolidada mundialmente como Ciência dos Sistemas, mais especificamente de uma das abordagens da área denominada de PSMM – Pensamento sistêmico multimodal. Trata-se de um tipo de aplicação da sociocibernética desenvolvido na Universidade Tecnológica de Luleå (Suécia) pelos pesquisadores Prof. Dr. J. Donald R. de Raadt e Profa. Dra. Veronica D. de Raadt”.

O link será encaminhado aos inscritos no dia do evento.

Informações adicionais podem ser acessadas pelo e-mail: [email protected]

A programação completa do evento pode ser conferida a seguir:

PALESTRA 1

Data: 28 de março, às 20h

Ministrante: Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, da Universidade de São Paulo e coordenador do Capítulo brasileiro da ISSS – International Society for the Systems Sciences.

Tema: História do Capítulo da ISSS no Brasil e do Congresso de sistemas no Brasil/Teoria sistêmica em diferentes perspectivas.

PALESTRA 2:

Data: 04 de abril, às 20h

Ministrante: Prof. Dr. J. Donald R. de Raadt, da Universidade Tecnológica de Luleå – Suécia, ex-presidente da ISSS e criador do PSMM – Pensamento sistêmico multimodal.

Tema: História do Pensamento Sistêmico Multimodal.

PALESTRA 3:

Data: 11 de abril, às 20h

Ministrante: Profa. Dra. Veronica D. de Raadt, da Universidade Tecnológica de Luleå – Suécia.

Tema: Uma aplicação do PSMM em uma vila da Suécia: Rosvik.

PALESTRA 4:

Data: 18 de abril, às 20h

Ministrante: Prof. Dr. Francisco Alejandro Casiello e Prof. Dr. Juan Manuel Villarruel, ambos da Pontifícia Universidade Católica do Rosário – Argentina

Tema: Estudos de caso e aplicações do PSMM na Argentina.

PALESTRA 5:

Data: 25 de abril, às 20h

Ministrante: Prof. Dr. Christian Maciel de Britto, doutor em Sociologia pela UFPR e Breno Perdigão, engenheiro civil e mestrando em Pesquisa de Sistemas Multimodais no MCCD – Melbourne Centre for Community Development.

Tema: A aplicação do PSMM no Brasil e sua interface com a estatística e a computação.