Como fazer um ótimo texto em apenas um parágrafo
Talvez você não consiga algo arrasador, mas que você pode (e deve) se comunicar muito bem e de forma impetuosa em um único parágrafo, isso sim. E não tem bruxaria alguma nisso. É pura técnica. Em jornalismo, chamamos isso de lide. A expressão vem da palavra lead que em inglês pode ser traduzida como guia, principal, ou ‘que vem a frente’. Seja lá como for, é o primeiro parágrafo e é nele que vamos nos concentrar agora.
Em jornalismo, o primeiro parágrafo é o mais importante. Nele estarão todas as noções básicas de um bom texto. Por isso há quem leia apenas o primeiro parágrafo: ou porque está tão bem escrito que já disse tudo ou porque está tão mal escrito que não vale a pena ler o resto. Mas não se desespere. Há umas regras que você pode seguir para não errar nunca (ou quase).
1. PERGUNTE-SE!
Uns cinco anos depois de formado e uns dois trabalhando em um grande jornal, ao entregar uma matéria para um revisor, fui surpreendido com a pergunta: “Qual é a notícia?” Eu não soube responder. A partir de então, nunca mais eu comecei a escrever qualquer coisa sem antes ter claro em minha cabeça exatamente qual era o motivo principal, quais os desdobramentos e a que conclusão eu chegaria. Pronto. Se fizer isso, mais da metade do caminho já estará trilhado. Dica de ouro que você não vai encontrar em qualquer lugar.
2. RESPONDA ÀS PERGUNTAS BÁSICAS
Esqueça qualquer coisa em contrário. Você terá de responder em três ou quatro linhas (curtas) às seguintes perguntas a respeito do assunto de sua notícia: o quê, quem, quando, como, onde (e, às vezes, por quê). Tá… isso é bem batido, você lê em um monte de site por aí, mas nenhum dá um exemplo (fictício):
O diretor do Campus Canoas, Mariano Nicolao, foi homenageado na tarde desta quarta-feira, dia 27 de abril, pela reitora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Cláudia Schiedeck. O encontro ocorreu na Reitoria por ocasião da posse dos novos pró-reitores do instituto. Na ocasião, Nicolao discursou agradecendo a distinção. Ele destacou ter sido uma honra ter atuado como pro-reitor ao lado de Cláudia e sua equipe.
Taí. Tudo respondidinho. Precisa dizer mais na notícia? O resto é perfumaria (que também é muito importante e a gente vai ver depois).
Mas, por enquanto, só guarda o exemplo que a gente volta nele daqui a pouco.
3. INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO
“Mas isso não é texto, é parágrafo!”. Não me interessa! Você tem de escrever pelo menos três frases em um parágrafo. SEMPRE. Uma de introdução, uma (ou mais) de desenvolvimento, e uma de conclusão. PARA CADA PARÁGRAFO! Sacou?! E nem é preciso lembrar que não é qualquer frase, tem que ser uma oração (ou seja, tem de ter verbo). Não é difícil. Volta lá no exemplo acima e vê como é fácil.
4. COMECE PELO MAIS IMPORTANTE
É o que em jornalismo chamamos de “pirâmide invertida”. Ou seja, começamos falando do assunto de maior importância na primeira frase do lide, de preferência nas primeiras palavras (isso se aplica ao título também). Dê uma olhada no exemplo acima, chamamos atenção direto para o diretor e para a homenagem que ele recebeu, logo mais, destacamos que foi das mãos da reitora. Poderíamos ter começado falando da cerimônia de posse dos pró-reitores (que certamente foi muito importante, mas não são nossos assessorados), que houve discursos, que foi na reitoria e, lá no último parágrafo, que Nicolao foi homenageado. Erro crasso.
5. USE FRASES CURTAS E VERBOS SIMPLES
Seu leitor está tomando um café. Ele precisa respirar. As lentes dos óculos precisam desembaçar. Há dezenas de motivos para usar frases curtas em um lide. Seu leitor também está com pressa. Ele não se prendeu ainda ao texto. Nem mesmo sabe se continuará a lê-lo. Para quê fazê-lo tentar lembrar do significado de certas palavras, expressões ou mesmo jargões? Seja claro, rápido, sagaz.
6. EXISTEM 32 TIPOS DE LIDE
Você vai ficar louco(a) se for pesquisar por aí sobre lide (ou lead) jornalístico, pois existem catalogados academicamente nada menos do que 32 tipos deles. Um para cada tipo de texto que você vai fazer: entrevistas, reportagens, matérias, documentários, etc. O que estou colocando aqui para você é o lide clássico, o mais usado, o melhor, o que sempre vai dar certo seja jornal ou rede social. Fica tranquilinho(a) aí. PORÉM… Preciso fala aqui do chamado “lide flash”, que parece novo, mas foi inventado lá pela década de 1970. Basicamente é uma frase (ou duas curtinhas) de impacto que abrem a matéria. Eu gosto muito de usar esse tipo de lide em matérias não muito sérias e em redes sociais (#ficaadica).
7. QUAL O TAMANHO IDEAL PARA O LIDE?
Um lide jornalístico comum varia entre 350 a 450 caracteres, um pouco mais, um pouco menos. O do exemplo aí acima tem 417. Mas isso é uma contagem para jornal, adaptada para a internet… e não se aplica ao nosso intuito de fazer um texto arrasador em apenas um parágrafo.
Usamos o recurso e as técnicas do lide, mas o que queremos é um texto. Podemos escrever um lide de cinco linhas curtas, uns 600 caracteres, dividir em dois blocos de 3 e 2 linhas e postar em uma rede social. Teremos um baita texto, enxuto, bem escrito, dizendo tudo em pouco espaço.
8. TÁ, MAS E DEPOIS?
Depois é só aumentar. A etimologia da palavra texto vem de tecer, ou seja, entrelaçar ideias, compor linhas… imagine que você vai fazer um tapete. Divida-o em quatro etapas de cima abaixo. A parte de cima você já sabe, é o lide. Depois terás mais duas (ou pelo menos uma) de desenvolvimento. Em cada uma delas, vais desenvolver uma ideia, na primeira, a ideia 1 com uma frase de introdução, outra de desenvolvimento e outra de conclusão. Depois o terceiro parágrafo, a ideia 2, complementar ou contrária à 1 (você é quem sabe). Mais pelo menos três frases. Por fim, o último parágrafo, o fim do tapete, a conclusão, com mais, pelo menos, três frases: a introdução da conclusão, as de desenvolvimento da conclusão, e a de conclusão da conclusão. Pronto. É só colocar o tapete na vitrine.
João Henrique Machado
Jornalista – Campus Canoas IFRS