Início do conteúdo

Como eu devo coletar os dados para a notícia?


Que não dá para se fazer um bolo sem ingredientes. Isso todo mundo sabe. Mas também não dá para se pegar os ingredientes a esmo ou achar que tem tudo o que precisa antes de começar o bolo. Ouça o que eu digo: nem o melhor jornalista do mundo consegue escrever um bom texto sem informação de qualidade. Digo mais, o melhor jornalista talvez não seja o que melhor saiba escrever, mas o que melhor saiba apurar as informações. Apuração, essa é a palavrinha mágica em jornalismo.

Certo, mas e o que fazemos com essa informação? A gente calça as sandálias da humildade e pergunta, e pergunta e pergunta. Uma das melhores qualidades de um jornalista é a curiosidade. Pergunte sempre mais e mais. Mas vá além disso. Apuração também requer pesquisa. E atualmente, com a enorme quantidade de informações que temos, o que parece fácil ficou algumas vezes mais difícil, pois pode ser um pouco complicado a gente conseguir informação confiável, principalmente na internet. Tome cuidado.

E tem uma que pouca gente ensina: observe! Você vai ficar impressionado com a quantidade de informações que conseguirá apenas observando ambiente, o clima, as emoções das pessoas, os olhares, o modo de falarem, a carga cultural em seus rostos, a bagagem intelectual em seu vocabulário, o modo como se vestem e até o tempo que o deixam esperando até te atenderem. Tudo isso é apuração. Tudo isso engrossa um delicioso caldo de uma suculenta matéria jornalística que tinha tudo para ser um feijão com arroz sem sal.

Você entendeu, né?! Além daquelas informações básicas que vimos em textos anteriores (leia mais aqui) as quais conseguimos respondendo as perguntinhas mágicas o quê, quem, quando, como, onde e por quê, tem todo um material que precisa ser pesquisado e observado. Claro que não necessariamente você precisa mandar tudo isso para a Comunicação do seu campus para que ela faça uma matéria básica, mas quanto mais, melhor. Além disso, se o jornalista do campus for fazer uma reportagem maior a respeito, certamente vai buscar essas informações e se você já as tiver, como fonte confiável, muito melhor, não é?!

 

João Henrique Machado
Jornalista – Campus Canoas IFRS

Última atualização em 13/07/2021

Fim do conteúdo