Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) ocorre em 5 de abril

Na sexta, 5 de abril, a partir das 9h, ocorre a edição 2019 da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF). A prova, de âmbito colaborativo, é realizada em conjunto e apresenta aos estudantes questões da disciplina por meio de formulações curiosas e divertidas.

Essa forma diferenciada de trabalhar com a matemática tem como objetivo estimular os discentes a se interessarem e desenvolverem uma nova visão sobre a disciplina. Além disso, outro intuito é desenvolver o trabalho em equipe e a aproximação com outras línguas, isto porque uma das questões deve ser respondida, de forma obrigatória, em uma língua estrangeira a sua escolha, dentre essas: Espanhol, Francês, ou Inglês.

Para participar o estudante não precisa se inscrever, apenas comparecer no local e hora marcados para início das atividades. A prova ocorre nas salas B1, B2 e B3 do prédio novo da biblioteca, entre 10h e 11h30min.

SAIBA MAIS SOBRE A OLIMPÍADA E SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO CAMPUS

A Olimpíada está completando trinta anos em 2019. O Brasil participa desde 2010. O Campus Canoas integra a OIMSF desde o ano de 2015. Ao longo desses anos, algumas conquistas já podem ser comemoradas, como podemos ver a seguir:

Em 2016, quinze alunos do primeiro ano (de todos os cursos) ganharam medalha de bronze estadual; doze alunos do segundo ano (de todos os cursos) ganharam medalha de bronze estadual e medalha de bronze nacional e dez alunos do terceiro ano (de todos os cursos) ganharam medalha de ouro estadual e medalha de prata nacional.

Em 2017, onze alunos do terceiro e do quarto ano (de alguns cursos) ganharam medalha de prata estadual e medalha de prata nacional.

Em 2018, catorze alunos do primeiro ano ganharam medalha de prata estadual e medalha de bronze nacional; dez alunos do segundo ano ganharam medalha de prata estadual e medalha de bronze nacional, e dez alunos do terceiro e quarto ano também ganharam medalha de prata estadual e medalha de bronze nacional.

Os interessados devem ficar atentos ao material necessário para a realização do prova, o qual deve ser providenciado pelos próprios discentes), a saber: lápis ou lapiseira; borracha; caneta azul ou preta; apontador; régua e esquadro; anotações e livros de Matemática; tesoura; fita adesiva; calculadora não-programável; atlas geográfico; dicionários

Informações adicionais podem ser obtidas no site oficial da olimpíada.