Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino
⇔ INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO 2025/01, acessível em: https://ifrs.edu.br/canoas/editais/edital-no-59-2024-gab-can-processo-seletivo-para-ingresso-2025-1-no-curso-de-pos-graduacao-lato-sensu-em-linguagens-contemporaneas-e-ensino/
∴ Confira matéria relativo ao processo de seleção: https://ifrs.edu.br/canoas/curso-de-pos-graduacao-esta-com-inscricoes-abertas-ate-25-10/
O que é um curso de especialização?
Um curso de especialização é um tipo de formação em nível de pós-graduação, chamado lato sensu, que tem como objetivo especializar o profissional já graduado em determinada área do conhecimento.
Descrição do curso:
O curso de Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino se constitui pela reflexão teórico-prática a respeito das representações contemporâneas da linguagem e suas implicações na educação, em especial no que se refere ao ensino e suas articulações com a aprendizagem. Para tanto, busca atuar na formação do professor pesquisador e no desenvolvimento do olhar crítico e investigativo sobre o fazer docente.
Entre os aspectos de inovação introduzidos no curso cumpre destacar o emprego de novos recursos didáticos e tecnologias educacionais, para os quais colabora a oferta de 33% da carga horária das disciplinas de modo semipresencial. A relação entre o ensino presencial e a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vai ao encontro de uma concepção de educação contemporânea, que coloca o professor no papel de aprendiz, oportunizando o pensar acerca do emprego das tecnologias em sua prática pedagógica, como também o uso de recursos digitais ao longo de sua especialização.
O projeto pedagógico do curso foi organizado com vistas à construção de um espaço de ensino e pesquisa direcionado à reflexão e à proposição de experiências interdisciplinares e transversais de ensino-aprendizagem em Linguagens, propiciando a formação continuada de professores da rede pública da cidade de Canoas e região.
Áreas de atuação:
O curso de Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino foi idealizado a partir do interesse e da capacitação do corpo docente atuante nos diversos cursos técnicos e tecnológicos ofertados pelo IFRS. O curso destina-se a graduados em Letras, Pedagogia e/ou Artes Visuais.
Perfil do egresso:
Ao final deste curso de especialização, o egresso terá construído conhecimentos teórico-práticos com base em diferentes linguagens contemporâneas, bem como na relação entre elas e práticas educativas que favoreçam processos de ensino-aprendizagem na contemporaneidade. Tendo em vista o público-alvo do curso, espera-se qualificar profissionais da educação a refletir sobre o contemporâneo em diálogo com o ensino da língua portuguesa, das línguas estrangeiras (inglês e espanhol), da literatura e das artes visuais.
Início efetivo do curso:
Agosto de 2023.
Modalidade:
Presencial.
Carga horária total:
360 horas (400 horas com o TCC).
Carga horária e percentual a distância:
400 horas, sendo 66,7% presencial e 33,3% a distância.
Carga horária do estágio:
Não há necessidade.
Carga horária das atividades complementares:
Não há necessidade.
Carga horária do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC):
40 horas.
Carga horária de Língua Brasileira de Sinais (Libras) – mesmo que optativa:
Não há necessidade.
Duração do curso:
O Tempo de Integralização Regular do curso é de 1 ano e 6 meses (03 semestres). O Tempo Máximo de Integralização é de 2 anos (04 semestres).
Turno de funcionamento:
Tarde e noite (sextas-feiras).
Periodicidade de oferta:
Eventual.
Número de vagas:
40 (quarenta).
Coordenação do curso:
- Coordenadora: Profª Drª Sheila Katiane Staudt
- Coordenadora substituta: Profª Drª Cimara Valim de Melo
- E-mail: [email protected]
Docentes do curso:
- Portaria nº 145/2022 – Colegiado do Curso de Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino
- Contato e Currículo Lattes:
⋅ Aline Noimann – Currículo Lattes
⋅ Cimara Valim de Melo – Currículo Lattes
⋅ Angela Zanotelli Cagliari – Currículo Lattes
⋅ Cláudia Silva Estima – Currículo Lattes
⋅ Cristiane da Silva Alves – Currículo Lattes
⋅ Cristina Rörig Goulart – Currículo Lattes
⋅ Fabiana Cardoso Fidelis – Currículo Lattes
⋅ Gláucia da Silva Henge – Currículo Lattes
⋅ Lilian Cláudia Xavier Cordeiro – Currículo Lattes
⋅ Márcio Bigolin – Currículo Lattes
⋅ Michele Mafessoni de Almeida – Currículo Lattes
⋅ Renata Trindade Severo – Currículo Lattes
⋅ Sheila Katiane Staudt – Currículo Lattes
Documentos:
- Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
- Matriz curricular
- Política de uso dos laboratórios de informática do Campus Canoas
Regimentos específicos: