Especialização em Educação: Integração de Saberes (extinto)
O que é um curso de especialização?
Um curso de especialização é um tipo de formação em nível de pós-graduação, chamado lato sensu, que tem como objetivo especializar o profissional já graduado em determinada área do conhecimento.
Curso extinto, conforme resolução Consup 07/2024, de 12 de março de 2024.
Descrição do curso:
O Curso de Pós-graduação Lato Sensu/ Especialização em Educação: Integração de Saberes busca contribuir para a formação continuada de professores e de outros profissionais da educação, com o propósito de qualificar os processos pedagógicos. Sua proposta foi construída com base no diálogo e na colaboração entre saberes por uma comissão composta por educadores de várias áreas do conhecimento e com diferentes trajetórias profissionais. O caráter inovador do curso se expressa tanto na matriz curricular como na articulação e complementaridade dos conteúdos abordados, dotando o curso de um perfil heterogêneo e diversificado.
A educação é um campo do conhecimento composto por saberes de inúmeras áreas que podem ser integrados. Considerando a educação em seu caráter múltiplo, oriundo da diversidade de contribuições que recebe de outras ciências, procura-se conceber o conceito de “integração” para além das dimensões pedagógicas e metodológicas, vinculando-o à concepção de sujeito integral.
Tendo a pesquisa como princípio educativo fundamental, pretende-se discutir o emprego de práticas integradoras entre as áreas do conhecimento para a integralidade da formação do sujeito. Desta forma, espera-se que o professor-pesquisador adquira um olhar reflexivo sobre o trabalho docente, ressignificando o papel da educação na sociedade. O curso destina-se aos profissionais com diploma de licenciatura ou pedagogia e graduados em outras áreas com atuação na educação.
Áreas de atuação:
Por se tratar de um curso de formação continuada de profissionais da educação, o curso de Especialização em Educação: Integração de Saberes do Campus Canoas do IFRS constitui-se como um alicerce para a melhoria da qualidade da educação brasileira. O curso destina-se aos profissionais com diploma de licenciatura ou pedagogia e graduados em outras áreas com atuação na educação. Sua proposta metodológica visa à interação entre as áreas de educação e as áreas específicas de estudos de cada estudante, de modo que este possa desenvolver competências integrativas na e para a docência.
Perfil do egresso:
Esse curso foi construído para qualificar profissionais da educação para a análise crítica e reflexiva sobre práticas integradoras e pesquisa na docência. Espera-se que o egresso do curso possa refletir sobre a prática pedagógica cotidiana, compreendendo a pesquisa e a troca de saberes, bem como experiências entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento como processos importantes para a promoção de uma visão integrada de currículo na instituição em que atua.
Início efetivo do curso:
O início efetivo do curso está previsto para 2022/01, em modalidade presencial a ocorrer em duas noites por semana, com parte de sua carga horária a distância. Pretende-se realizar sua oferta a cada 24 meses, recebendo 35 novos estudantes a cada ingresso.
Modalidade:
Presencial.
Carga horária total:
360 horas (400 horas com o TCC).
Carga horária e percentual a distância:
400 horas, 84% presencial e 16% a distância.
Carga horária do estágio:
Não há necessidade.
Carga horária das atividades complementares:
Não há necessidade.
Carga horária do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC):
40 horas.
Carga horária de Língua Brasileira de Sinais (Libras) – mesmo que optativa:
Não há necessidade.
Duração do curso:
O período de integralização regular do curso compreende três semestres. O tempo máximo de integralização totaliza quatro semestres.
Turno de funcionamento:
Noite (duas vezes por semana).
Periodicidade de oferta:
A cada dois anos (24 meses entre cada seleção).
Número de vagas:
35 vagas.
Secretaria de Pós-graduação
- Contato: [email protected]
Docentes do curso:
- Portaria nº 41/2023 – Colegiado do Curso de Especialização em Educação: Integração de saberes
- Contato e currículo dos professores
- Resolução Consup 07/2024, referente a extinção do curso.
Documentos:
- Planejamento Pedagógico do Curso (PPC)
- Matriz curricular
- Política de uso dos laboratórios de informática do Campus Canoas
Regimentos específicos:
Links importantes: