Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio
O que é um curso técnico integrado ao ensino médio?
Um curso integrado segue uma proposta diferenciada, em que a educação profissional (técnica) se articula com as disciplinas do ensino médio, formando um curso ÚNICO, que busca a formação integral interligada à capacitação profissional. Assim, os alunos devem concluir TODAS as disciplinas da área técnica específica e da formação básica, além de estágios, quando previstos, e de atividades complementares, a fim de receber seu certificado. Destaca-se que NÃO há a possibilidade de o aluno ser certificado APENAS no Ensino Médio em um curso INTEGRADO.
Descrição do curso:
O Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do Campus Canoas visa formar profissionais de nível médio qualificados e habilitados para atuar junto a indústrias, laboratórios de controle de qualidade e manutenção, empresas de telecomunicações, informática e de produtos eletrônicos em geral, na manutenção e implantação de sistemas eletrônicos, proporcionando ainda a formação integral do cidadão no ensino médio, dentro de princípios estritamente éticos, humanos, sociais e ambientais.
Áreas de atuação:
O técnico de eletrônica poderá atuar junto a indústrias, laboratórios de controle de qualidade e manutenção, empresas de telecomunicações, informática e de produtos eletrônicos em geral.
Perfil do egresso:
O técnico em eletrônica deverá ser um profissional capaz de:
- instalar e dar manutenção a equipamentos eletrônicos ou instalações que os utilizem;
- conduzir equipes de instalação e manutenção de equipamentos eletrônicos ou instalações que os utilizem;
- aplicar normas técnicas relacionadas aos processos de trabalho;
- prestar assistência técnica em seu nível de habilitação na compra e venda de materiais e equipamentos elétricos, eletrônicos, computacionais e de telecomunicações;
- participar do desenvolvimento de projetos;
- realizar medições e testes com equipamentos eletrônicos;
- executar procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos;
- ser capaz de autonomamente buscar aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e cidadã.
- ter autonomia intelectual e pensamento crítico, de modo a continuar aprendendo e a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
- compreender, para além de sua área profissional, os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos modernos.
Início efetivo do curso:
⇒ Primeiro semestre de 2024, nos termos da Resolução nº 24, de 14 de agosto de 2023, do Conselho do Campus Canoas (Concamp): relativos aos ingressantes a partir de 2024.
Modalidade:
Presencial
Carga horária total:
4080 horas-relógio / ingressantes até 2023
3456 horas-relógio / ingressantes a partir de 2024
Carga horária e percentual a distância:
Não há necessidade / ingressantes até 2023
363 horas-relógio, equivalente a 11,7% da carga horária total / ingressantes a partir de 2024
Carga horária do estágio:
300 horas-relógio / ingressantes até 2023
200 horas-relógio / ingressantes a partir de 2024
Carga horária das atividades complementares:
Não há necessidade / ingressantes até 2023
40 horas-relógio / ingressantes a partir de 2024
Carga horária do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC):
Não há necessidade
Carga horária de Língua Brasileira de Sinais (Libras) – mesmo que optativa:
Não há necessidade
Duração do curso:
4 anos
Turno de funcionamento:
Manhã (a partir de 2025) e Tarde
Periodicidade de oferta:
Anual
Número de vagas:
60 vagas, sendo 30 pela manhã (a partir de 2025) e 30 à tarde.
Coordenação do curso:
- Coordenadora: Leila de Almeida Castillo
- E-mail: [email protected]
Documentos:
- PPC (ingressantes até 2023)
- PPC (ingressantes a partir de 2024)
- Resolução e matriz curricular (ingressantes até 2023)
- Resolução e matriz curricular (ingressantes a partir de 2024)
- Política de uso dos laboratórios de eletrônica e informática
- Política de uso dos laboratórios de física, química e biologia
- Regulamento dos colegiados dos cursos técnicos integrados
- Regulamento das atividades complementares
Regimentos Específicos:
- Regulamento dos Colegiados dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
- Regulamento do estágio obrigatório do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio
Mais informações:
Os cursos técnicos integrados de ensino médio do Campus Canoas representam uma proposta de educação baseada na concepção de uma sólida articulação entre a Educação Básica e a Educação Profissional. Nesse sentido, entendemos a educação por meio de três eixos principais, que possibilitam o acesso à cultura, à ciência e ao trabalho.
Cultura ao representar as manifestações éticas e estéticas construídas pela humanidade através do tempo, que por sua vez representam processos históricos, cujas análises são fundamentais para a compreensão e a apropriação das produções científicas e tecnológicas desenvolvidas, visando à transformação das condições naturais e à ampliação de capacidades e potencialidades para a vida humana.
Ciência como parte do conhecimento melhor sistematizado e expresso na forma de conceitos representativos das relações determinadas e apreendidas da realidade.
E trabalho como princípio educativo, que pode ser compreendido na perspectiva ontológica como práxis humana, forma pela qual o homem produz sua própria existência na relação com a natureza e com os outros homens e, assim, elabora conhecimentos para sanar suas necessidades e produzir liberdade; também trabalho como elemento histórico, como prática econômica, quando relativo ao modo de produção em que está inserido.
Portanto, formar profissionalmente não significa exclusivamente preparar para o exercício do trabalho, mas sim proporcionar a compreensão das dinâmicas socioprodutivas das sociedades contemporâneas, com as suas conquistas e os seus reveses, e também habilitar as pessoas para o exercício autônomo e crítico de profissões, sem esgotá-las nunca.