Mestrado em Matemática deve ser ofertado em 2022 no Campus Canoas do IFRS

O primeiro curso de mestrado do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) deve entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2022. O edital para inscrições para as 10 vagas previstas deve ser publicado nas próximas semanas. O curso, que começou a ser pensado ainda em 2017, será oferecido por meio do programa Profmat do Governo Federal, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com o professor do Campus Canoas Nicolau Matiel Lunardi Diehl, coordenador da proposta de adesão da instituição ao Profmat, a comissão nacional do programa havia autorizado a abertura do curso ainda no ano passado, mas a Capes negou alegando falta de orçamento à época. Agora o mestrado foi autorizado para até 10 vagas. O processo ainda teve a aprovação do Conselho de Campus (Concamp) em Canoas e deve ser aprovado em breve pelo Conselho Superior (Consup) do IFRS.

O curso de Mestrado em Matemática do Campus Canoas está previsto para ocorrer de forma semipresencial, com parte das aulas no sistema Educação à Distância (EaD) e parte presencial. Caso as condições sanitárias devido à pandemia Covid-19 não permitam, as aulas começam de forma online em sua totalidade.

O Profmat

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O Profmat surgiu mediante uma ação induzida pela Capes junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

Saiba mais sobre o Profmat