Mês da Consciência Negra será celebrado dia 14/11 com Feira Afro, palestra e roda de conversa

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e o Grêmio Estudantil do Campus Canoas do IFRS promovem um evento no dia 14 de novembro no Campus Canoas. O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, lembra a data da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (em 1695) e é feriado oficial em seis estados brasileiros.

O mês de novembro é geralmente um período em que ocorrem manifestações com o objetivo trazer reflexões sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil. Além disso, traz à tona a necessidade de combate ao racismo e de visibilidade da cultura africana.

Confira a programação no Campus Canoas

14h | Palestra com Profª. Drª. Claudia Luisa Zeferino Pires

• Tema: Atlas da presença quilombola em POA/RS
  • Local: Auditório 2

Breve currículo:

Doutora em Geografia pela UFRGS, Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia (UFRGS). Professora Associada do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Geociências/UFRGS.  Os projetos atuais estão relacionados aos mapeamentos participativos em Quilombos de Porto Alegre e Rio Grande do Sul, com ênfase à gestão territorial, educação escolar quilombola e educação para relações étnico-raciais. Integra o NEGA (Núcleo de Estudos em Geografia & Ambiente), o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) pelo Grupo de Trabalho Encontro de Saberes, Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola promovido pelo FORPROF (Centro de Formação Continuada de Professores)/UFRGS e a Rede NEER (Núcleo de Estudos em Espaços e Representações).

15h45min | Foto de negros e negras do Campus Canoas do IFRS

• Local: Em frente ao pórtico do campus.

16h | Roda de conversa sobre a cartilha “Enfrentamento do racismo no IFRS: por uma educação antirracista”

A cartilha foi divulgada pelo IFRS em maio deste ano, traz vários conceitos sobre o racismo e fluxo de denúncias. Desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Antirracismo: combate e Educação das e para relações étnico-raciais e pela Assessoria de Relações Étnico-Raciais (ARER) é um material institucional de extrema importância para o enfrentamento do racismo e  respeito nas relações étnico-raciais.

>>> Acesse a cartilha (clique aqui)

• Participantes: Membros do Neabi e ARER
  • Local: Auditório 2