Medalhas de ouro e prata da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica são conquistadas por estudantes do Campus Canoas

Ocorrida de forma virtual, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) deste ano concedeu três medalhas de ouro e uma de prata para estudantes do Campus Canoas do IFRS. De acordo com o professor Érico Kemper, coordenador de um projeto de Ensino na unidade, geralmente ocorre, entre os meses de março e maio, uma preparação para as provas. Com a pandemia, este ano não foi possível qualquer estudo prévio. Ainda assim, cinco estudantes decidiram participar por conta própria e quatro deles foram agraciados.

_ Encaminhei alguns materiais para que estudassem em casa e fiquei à disposição. Mas o mérito é todo deles. Eles são uma prova que o empenho e a disposição para estudar são importantes e que, mesmo em meio à pandemia, é possível se destacar _ ressalta o professor Érico.

Os participantes

• Raynan de Lima Pescador – Medalha de ouro
  • Léo Marco de Assis Hardt – Medalha de ouro
  • Cecília Camargo Betat – Medalha de ouro
  • Lucas Glöckner Ribeiro – Medalha de prata
  • Alice Dalton Monteiro

Devido à pandemia, a OBA 2020 foi adiada na esperança de poder fazê-las presencialmente como sempre foi feito, geralmente no final do primeiro semestre de cada ano. Contudo, devido à excessiva demora na diminuição da pandemia, a organização decidiu pela realização do evento de forma virtual nos dias 12 e 13 de novembro. A olimpíada teve dez questões, em quatro níveis, mas sendo virtual será na maior parte dela de múltiplas escolhas. Foi mantido o formato de sete questões de Astronomia e três de Astronáutica, em uma única fase.

Classificados para a Olimpíada Internacional

Os medalhistas do Campus Canoas estão pré-selecionado para a fase online das seletivas que escolherá 20 estudantes para compor as equipes brasileiras para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021, que passarão a ter treinamentos online para representar o Brasil nos eventos de nível mundial.
Os estudantes selecionados nos Treinamentos de 2021 irão compor as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021, a saber:

•  XIV IOAA (se for presencial) ou II GeCAA (se for virtual)
  •  XIII OLAA (se for presencial) ou XIII OLAA Virtual

Observação:

IOAA = International Olympiad of Astronomy and Astrophysics
GeCAA = Global e-Competition of Astronomy and Astrophysics
OLAA = Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.

Prêmios anteriores

Os estudantes do Campus participam da OBA desde 2013, sendo agraciados em todas as edições.

Confira a matéria sobre a premiação em 2019:

Estudantes recebem medalhas da Mostra Brasileira de Foguetes e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica