Livros no formato on-line apresentam trabalhos de pesquisa

Duas servidoras do Campus Canoas do IFRS publicaram, via Edital nº 36/2020, seus trabalhos de pesquisa por meio de livros digitais.

O objetivo da iniciativa é estimular tanto a elaboração quanto a divulgação das produções de âmbito científico e tecnológico realizadas pelo IFRS.

A seguir, mais informações a respeito das duas obras virtuais:

## Haikaizando a cidade ##

A partir da escrita do haikai, uma técnica de poesia sintética de origem japonesa, os estudantes dos cursos integrados do Campus Canoas puderam expressar sua criatividade utilizando apenas três versos. Confira o livro aqui.

Sem usar rimas e título, os discentes foram convidados a participar de uma experiência única, na qual  precisavam estabelecer um diálogo entre transmitir uma mensagem de forma breve e considerar aspectos formais da língua materna.

As produções são de 2019 e do início de 2020 e foram organizadas pela professora Sheila Katiane Staudt.

## Praticando conceitos e conceituando práticas: um olhar sobre os processos educativos no IFRS – Campus Sertão ##

Este livro (que pode ser acessado aqui) representa a atividade conjunta de pesquisadoras que atuam/atuaram no Campus Sertão do IFRS e que tinham como finalidade abordar aspectos que perpassavam o ingresso, o acolhimento, a permanência e o êxito dos estudantes.

Todas as servidores integram os núcleos de ações afirmativas do IFRS, a saber: Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas); Neabi (Núcleo de estudos Afro-brasileiros e Indígenas) e Nepgs (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade) e trouxeram suas experiências práticas de atuação para compor os relatos.

A professora Leila de Almeida Castillo, atualmente professora do Campus Canoas, foi uma das organizadoras do material, juntamente às colegas Gabriele Albuquerque Silva, Lisiane Schuster Gobatto e Raquel Breitenbach.

EDITAL IFRS Nº 36/2020 – AUXÍLIO À PUBLICAÇÃO DE PRODUTOS BIBLIOGRÁFICOS