Início do conteúdo

Licença maternidade passa a ser registrada no Currículo Lattes


O Currículo Lattes conta com um novo campo, que permite registrar a licença maternidade. Essa inclusão, ocorrida em abril,  decorre da demanda de cientistas, liderada principalmente pelo Movimento Parent in Science. O movimento fez a solicitação formal ao CNPq no ano de 2018, juntamente com outras 34 entidades científicas.

A pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Marilia Bonzanini Bossle, que integra o Parent in Science, comenta que a inclusão desse campo é uma pequena vitória, mas muito significativa. “O movimento tem feito uma série de estudos, confirmados por publicações internacionais, que demonstram que as mulheres, quando se tornam mães, acabam ficando com lacunas em seus currículos em termos de produção científica e tecnológica. Isso prejudica a competitividade em editais e a atuação em pesquisa e pós-graduação, muitas vezes até levando-as a desistir da carreira de pesquisadora”, conclui.

O IFRS, desde 2019, considera a licença maternidade ou adotante para a avaliação do Lattes nos editais que levam em conta essa produção, aumentando um ano a mais no período de avaliação da produção científica a cada licença.

Para mais informações, acesse.

Fim do conteúdo