Lançado edital para selecionar Histórias em Quadrinhos para a quinta edição de revista Non sequitur

Podem participar estudantes de qualquer campus do IFRS e das escolas localizadas nos municípios de Canoas e Cachoeirinha, além de quadrinistas de Canoas.

O Edital de Chamada Pública para seleção de Histórias em Quadrinhos para a quinta edição da revista Nonsequitur é uma atividade do Projeto de Extensão “História em Quadrinhos e Cinema em processos pedagógicos”, em sua terceira edição. Partindo do entendimento que a comunicação entre os indivíduos e a construção e transmissão de informações e conhecimentos têm se caracterizado por ocorrer por meios imagéticos, o Projeto tem como objetivo desenvolver habilidades e competências para interpretar e produzir conteúdo por meio de imagens em práticas educativas.

Ancorado em uma experiência de mais de uma década, entre as iniciativas promovidas destaca-se a produção de quatro edições da revista em quadrinhos Non sequitur (2013, 2020, 2021 e 2022), registrando obras de estudantes do IFRS, das escolas municipais, artistas locais e quadrinistas convidados. Seguindo o processo realizado com sucesso nas edições anteriores, o edital elaborado em conjunto com Coordenação de Extensão do IFRS-Campus Canoas, tem como premissas básicas: definição de linhas temáticas para as HQ, limite do número de páginas de cada história e a constituição de uma banca com profissionais da área para a seleção do material.

Nesta quinta edição, as linhas temáticas são:

– Verde em cena: eco-narrativas em quadrinhos – HQs que destacam iniciativas verdes e exploram os impactos ambientais da atividade humana e promovem a conscientização sobre a sustentabilidade e conservação;

Caleidoscópio – HQs com temática livre.

O período de inscrição é de 19.06.2024 a 31.08.2024, via formulário eletrônico: https://forms.gle/MhqQER6nqFnmewpe8

A revista Non Sequitur é uma produção do Projeto de Extensão “História em Quadrinhos e Cinema em processos pedagógicos” implementada com recursos do Auxílio Institucional à Extensão (PAIEX). O lançamento desta terceira edição está previsto para ocorrer em novembro de 2024.

A linguagem dos quadrinhos, ao articular texto, imagens e símbolos, se constitui em uma forma específica de contar histórias e desenvolver narrativas com grande potencial artístico e pedagógico. Neste sentido, a revista objetiva ser um instrumento de valorização da linguagem das histórias em quadrinhos no meio acadêmico, tornando-se uma plataforma para divulgação de trabalhos de estudantes do IF, das redes públicas e artistas locais e para o reconhecendo da importância desta forma de arte em nossa cultura.

O edital, com  todas as informações está disponível AQUI

Qualquer dúvida utilizar o e-mail: [email protected]