Início do conteúdo

Edital para avaliação presencial de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados recebe inscrições até 21 de maio


Estão abertas as inscrições para a avaliação presencial de Língua Portuguesa para estrangeiros(as), imigrantes e refugiados(as) para postulantes a estudar nos campi Canoas, Bento Gonçalves e Rio Grande do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A avaliação presencial de língua portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados pretende avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica de estudantes que realizaram algum curso EaD ou on-line de língua portuguesa oferecido pelo IFRS.

A prova é presencial e visa a atender à Portaria Nº 623, de 13 de novembro de 2020, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que dispõe sobre os procedimentos de naturalização, exigindo a realização de pelo menos uma prova presencial para os cursos de Língua Portuguesa realizados na modalidade a distância.

As inscrições deverão ser realizadas através do formulário eletrônico devidamente preenchido, disponível no link: https://forms.gle/zCsZpDvajMBkoZBy8. No ato de inscrição, caberá ao candidato encaminhar os seguintes arquivos:

  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
  • Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)
  • Certificado do Curso de Língua Portuguesa on-line ou EaD realizado no IFRS

No Campus Canoas as provas ocorrem no dia 5 de junho de 2023.

Confira todas as informações no edital: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2023/05/BG_Canoas_RG_Edital_Proex_Provas_Portugues.pdf

Fim do conteúdo