Geral
Junho vermelho estimula doação de sangue. Veja os critérios e orientações para doar.
Junho Vermelho
Este mês foi destacado pelo Ministério da saúde como Junho Vermelho, para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.
Como no próximo dia 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue, a Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) gostaria de lembrar a importância de ser um doador.
Devido aos períodos de outono e inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa. Daí a necessidade de promover estímulos para que as doações permaneçam acontecendo em todas as épocas do ano.
Quem pode doar
A princípio, os voluntários passam por uma triagem para avaliar a sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação.
Pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem se candidatar como voluntários, porém a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias.
Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização.
Se Envolva, Doe Sangue!
* Texto organizado pela Coordenadoria de Assistência Estudantil do Campus Canoas.