Início do conteúdo

Jornada das Humanidades em Quarentena apresenta sua quarta etapa


Na próxima quinta-feira, 28 de maio, a partir das 14h, a Jornada das Humanidades em Quarentena apresenta a sua quarta etapa, com a temática Nem tão “democrático” assim: os impactos da Pandemia em populações invisibilizadas.

Os materiais disponibilizados para direcionar o encontro virtual trazem assuntos relacionados às pessoas LGBTI, às pessoas com deficiência, aos povos indígenas e às questões raciais, todos estes interligados à pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus.

O evento contará com a participação dos seguintes debatedores:

  • Caio Cerqueira: Professor do Campus Canoas, doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal da Bahia (UFBa);
  • Darci Emiliano: Técnico administrativo em educação no Campus Sertão, doutor em Educação Ambiental (FURG) e primeiro indígena a obter o título de doutor na história da universidade;
  • Sabrina Clavé Eufrásio: Bibliotecária-documentalista no IFRS-Canoas, mestranda em Ciência da Informação pela UFRGS;
  • Silvana Dezordi: escritora de 14 livros, palestrante, formada em Administração e em Psicopedagogia. Estudante de Direito, Pedagogia, Neuropsicopedagogia e Cuidados paliativos.

O link para participar será divulgado no dia 28/05, na disciplina da Jornada das Humanidades no moodle.

O evento contará com a participação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (Nepgs) do Campus Canoas.

 

Informações mais detalhadas a respeito de cada tema podem ser acessadas a seguir:

 

# Material 1: Pessoas LGBTI+ e a Covid-19

Reportagem de Vinícius Lisboa, publicada no site Bahia.ba , em 17.05.2020, sobre o acirramento de violência familiar em isolamento social contra os LGBTIs.

Link: https://bahia.ba/covid19/lgbtis-vivem-acirramento-de-violencia-familiar-em-isolamento-social/

 

……………………………………………..

 

# Material 2: Pessoas com deficiência e a Covid-19

Artigos do Boletim n. 35: Cientistas sociais e o coronavírus, editado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Enquanto Patrice Schuch e Mário Saretta (UFRGS) apontam para a realidade de vulnerabilidade e desigualdades experimentadas por pessoas com diferentes formas de deficiências, agora intensificadas no contexto da pandemia e do colapso dos sistemas de saúde, Carolina Ferreira (Unicamp) e Pedro Lopes (Escola da Cidade) falam sobre as experiências sociais que são as doenças, problematizando o capacitismo que permeia políticas públicas, tecnologias e saberes científicos, ressaltando a importante contribuição no enfrentamento à pandemia que pessoas deficientes podem nos trazer a partir de suas experiências.

Link: http://www.anpocs.com/index.php/ciencias-sociais/destaques/2349-boletim-n-35-cientistas-sociais-e-o-coronavirus

 

…………………………………………….

 

# Material 3: A questão racial e a Covid-19

Reportagem “Coronavírus: o que está por trás da aparente resistência da África à pandemia”, escrita por Norberto Paredes para a BBC Brasil, publicada em 12.05.2020.

Link: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52626740

 

………………………………………………

 

# Material 4: Povos indígenas e a Covid-19

Entrevista “O coronavírus veio reforçar a importância de sentar e conversar com nossos anciões”, com o Educador ambiental Darci Emiliano, primeiro indígena a receber título de doutor na história da FURG, feita por Fernando Halal para o site da Universidade Federal de Rio Grande – FURG, em 17.04.2020.

Link: https://www.furg.br/coronavirus-noticias/o-coronavirus-veio-reforcar-a-importancia-de-sentar-e-conversar-com-nossos-ancestrais

Fim do conteúdo