Jornada Científica do Proeja 2019 movimentou campus ao longo de dois dias

A Jornada Científica do Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio na modalidade Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) se encerrou nesta quarta-feira depois de dois dias com palestras, oficinas e atividades culturais. A edição deste ano reuniu, além do 60 estudantes do Campus Canoas, pelo menos 400 alunos do EJA (Educação para jovens e Adultos) de oito escolas municipais. O evento é a principal atividade do curso no ano e teve, também, a apresentação de trabalhos técnicos de estudantes, uma prévia do que será a defesa do trabalho de conclusão de curso.

As atividades iniciaram com o Roda Leitura, no final da tarde de terça-feira, 18/06. Os participantes trouxeram trechos de obras literárias para compartilhar com o grupo presente. Esta edição teve como temática inspiradora Meu livro preferido é… Já no início da noite, oficinas com assuntos diversificados dividiram a atenção de quem veio prestigiar a Jornada. Conceitos básicos de eletrônica, dicas para se tornar um investidor, bate-papo tratando de direitos humanos e sexualidade e uma aula teórica e prática sobre yoga foram as temáticas que dominaram as oficinas.

Na última parte da noite, a Diretora de Ensino do Campus Canoas, Cristiane Silva da Silva, fez a abertura oficial do evento. Logo após, os presentes ficaram atentos aos novos desafios e oportunidades impostos pelo mercado de trabalho. Os intervalos das atividades foram embalados pela música de duas estudantes, Thainá e Márcia, que emprestaram seus talentos para abrilhantar ainda mais o evento.

No segundo dia, 19/06, outros assuntos foram trabalhados pelas oficinas. Uma delas foi ministrada pela estudante Cladis Radavelli (foto ao lado). Aos 50 anos, e uma história de vida difícil, ela busca no estudo e na arte motivação para o dia a dia. Cladis parou de estudar aos 12 anos, em função de doença da mãe e necessidade de cuidar dos irmãos mais novos. Chegou a ser proprietária de um minimercado e criou praticamente sozinha dois filhos. Jhonathan, 19, o mais novo formou-se no curso técnico em Eletrônica no Campus Canoas e hoje estuda Biologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi então que Cladis resolveu dar um novo passo e levou adiante seus estudos.

_ A gente não pode parar. Eu sempre quis dar um rumo melhor na minha vida. Com os dois filhos estudando em universidade e bem encaminhados, decidi continuar com os estudos _ conta a estudante.

Outras temáticas abordadas na noite da quarta, no formato de oficina, trataram a respeito da confecção e reconstrução de pufs a partir da reciclagem de garrafas pet; literatura afro-brasileira e indígena; como preparar sabão caseiro; técnicas de argumentação e como escolher o computador mais adequado para as suas necessidades. A Jornada se encerrou com palestra versando sobre a cultura afro-brasileira no Estado do Rio Grande do Sul.

Para saber mais informações sobre o Curso Técnico em Comércio, ofertado pelo Campus Canoas, os interessados podem acessar o Portal do Ingresso.

Dia 18 de junho de 2019 (terça-feira)

• Roda Leitura, com o tema: Meu livro preferido é… (acompanhado pela Banda Filhos do Omar)
  • Música ao vivo com Thainá e Márcia (estudantes do Proeja e da Logística) / Saguão do Prédio A / 19h30min
OFICINAS: das 19h40min às 20h40min Vagas RESPONSÁVEIS