Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) é o primeiro no ranking dos 38 Institutos Federais do Brasil

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está no topo do ranking das 38 instituições deste tipo no Brasil. A conquista é medida pelo Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação. De acordo com os dados, que levam em conta, entre outros itens, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o IFRS recebeu IGC de 3,3878, em uma escala que varia de 1 a 5, em ordem crescente de avaliação.

Em segundo lugar entre os institutos federais ficou o goiano, com 3,3770, e, em terceiro, o de Santa Catarina, com 3,3610. Os dados referem-se ao ano de 2022. Na última edição, o IFRS estava em segunda posição, atrás do vizinho catarinense.
Reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck está eufórico com o resultado.

— O IGC é fruto de um conjunto global de avaliações que a instituição passa ao longo dos anos. Leva em conta todos os nossos cursos superiores, tanto de graduação, quanto de mestrado e doutorado, o currículo, a produção acadêmica dos professores, a dedicação e o envolvimento com a instituição, o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão. É o indicador mais global que a gente tem — diz Heck.

Para marcar a conquista, a instituição lança, nesta quinta-feira (4), uma campanha com o mote “Melhor IF do Brasil”. O IFRS tem cursos gratuitos em 16 municípios gaúchos.

Fonte: Jornal Zero Hora

O desempenho da instituição vem melhorando a cada ano

O IFRS figura na faixa 4 do índice, que é medido em escala de 1 a 5, em ordem crescente de avaliação. Obteve a nota 3,3878 (IGC contínuo). Os dados referem-se ao ano de 2022.

Em relação aos anos anteriores, a instituição registra um crescimento. O IFRS estava em segundo lugar entre os IFs no IGC divulgado em 2023, com nota 3,285 (dados referentes a 2021). Na outra edição, de 2019 (durante a pandemia não houve acompanhamento), figurou na quarta posição, com IGC contínuo 3,266.

O cálculo do Índice Geral de Cursos inclui a média de desempenho de cursos de graduação nos últimos três anos combinada com conceitos de programas de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Considerando apenas o Conceito Médio de Graduação, o IFRS também foi o melhor entre os IFs, com nota 3,2918. Esse dado é referente ao triênio e resulta da média dos Conceitos Preliminares (CPC) dos cursos avaliados.

Dedicação e comprometimento institucional

O reitor, Júlio Xandro Heck, atribui essa conquista ao empenho e à busca por melhoria contínua ao longo dos anos. “Chegarmos ao maior IGC entre todos os IFs do Brasil é resultado de um trabalho intenso, coordenado e organizado que acontece há muitos anos e que agora se materializa nisso. É fruto de investimentos em políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão!  Mas, principalmente, é resultado da dedicação e do comprometimento das gestões institucionais e dos nossos servidores, em todas as unidades!”

Conceito de 12 cursos de graduação do IFRS também é divulgado
Os CPCs referentes ao ano de 2022 também foram anunciados em 02 de abril pelo Inep. O indicador considera o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação no Enade, a infraestrutura e os recursos didáticos do curso, o número de alunos matriculados e o corpo docente por meio de sua titulação e regime de trabalho.

O IFRS teve 12 cursos com o Conceito Preliminar divulgado (veja abaixo os resultados).

Confira o Conceito Preliminar dos cursos do IFRS avaliados em 2022 pelo Inep:

• Tecnologia em Marketing – Campus Erechim – CPC 4
  • Tecnologia em Design de Moda – Campus  Erechim – CPC 4