Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENPEX) acontece nos dias 10 e 11 de outubro

∴ Acesse a programação oficial e demais informações em: http://enpex.canoas.ifrs.edu.br/

O evento ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro de forma gratuita e presencial, respeitando Plano de Contingência do IFRS para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 e as orientações sanitárias vigentes, e envolverá palestras, mesas-redondas, comunicações e exposições vinculadas a trabalhos oriundos do ensino médio/técnico, superior e de pós-graduação, na forma e nos prazos estipulados no regulamento.

O V ENPEX congrega o XI Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, o X Salão de Extensão e o VII Salão de Ensino do Campus Canoas. O evento é promovido e organizado pela Comissão Organizadora do Enpex, formada por três comissões: Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI), Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE) e Comissão de Avaliação e Gestão de Ensino (CAGE) do Campus Canoas, conforme Portaria nº 120, de 28 de junho de 2022.

O objetivo geral do evento é promover um espaço de valorização da ciência, da inovação, da arte e da cultura, bem como de indissociabilidade e integração pela comunidade acadêmica, com vistas ao compartilhamento de experiências e conhecimentos produzidos nos âmbitos da ensino, da pesquisa e da extensão, nas diversas áreas do conhecimento.

Poderão participar do V ENPEX os(as) estudantes regularmente matriculados(as) no IFRS e/ou em outras instituições de ensino, bem como estudantes egressos(as) dos cursos do IFRS. A participação poderá ocorrer individualmente ou por meio de uma equipe formada por até quatro componentes, nesse caso, com apenas um autor principal, responsável pela submissão, e demais coautores. Todos os trabalhos deverão contar com um(a) orientador(a) e, se necessário, um(a) coorientador(a) por trabalho. A inscrição do trabalho deverá ser realizada pelo(a) autor(a) principal, conforme cronograma do Edital, por meio do sistema de inscrições disponível na página do evento.

Os trabalhos para o V ENPEX serão divididos nas seguintes áreas:

1. Ciências Exatas e da Terra
  2. Ciências Biológicas
  3. Engenharias
  4. Ciências da Saúde
  5. Ciências Agrárias
  6. Ciências Sociais Aplicadas
  7. Ciências Humanas
  8. Linguística, Letras e Artes
  9. Multidisciplinar

Para identificação das subáreas pertinentes a cada grande área do conhecimento, pode-se utilizar como base a Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq.

Até 04/09
Submissão de trabalhos e inscrição no evento
29/07 a 28/08 Período de cadastro de colaboradores voluntários(as)* para estudantes do Campus Canoas via formulário eletrônico
29/08 a 12/09 Período para avaliação dos resumos
13/09 a 15/09 Período para reenvio dos resumos com as adequações solicitadas
16/09 a 23/09 Período para verificação das adequações realizadas
Até 28/09 Publicação dos trabalhos homologados
Até 07/10 Divulgação da programação
10 e 11/10/22 Realização do V ENPEX

* Voluntários que efetivamente participarem da organização e da execução do evento receberão certificado de participação em atividade voluntária com carga horária de 20h.