Inscrições abertas para interessados em participar do Clube de Leitura

O Núcleo de Línguas e Culturas, projeto indissociável do Campus Canoas, organiza a ação intitulada Clube de Leitura.

O objetivo é oportunizar um espaço que promova o conhecimento de diversas obras literárias idealizadas por mulheres escritoras.

Em 2022, até o mês de dezembro, a última semana de cada mês é dedicada à leitura coletiva de livros que, posteriormente, serão debatidos pelos participantes.

No mês de agosto, a obra escolhida é “A cabeça do santo” de Socorro Acioli.

Interessados podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/bP9GAkmUmCZqaWx68

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Saiba mais sobre o projeto:

A presente proposta concentra-se no desenvolvimento linguístico-cultural da comunidade interna e externa ao Campus Canoas do IFRS, tomando a transdisciplinaridade, a interprofissionalidade e o dialogismo social como pilares para a formação integral, cidadã e profissional, conforme concepção e diretrizes dos Institutos Federais. Objetiva-se contribuir ao desenvolvimento linguístico e literário por meio da capacitação em línguas e da promoção de espaços de investigação, reflexão e fruição voltados às linguagens, em ações indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão.

Para isso, toma-se como problema a demanda da comunidade por cursos de línguas estrangeiras, comprovada em pesquisas realizadas pelo projeto em sua etapa anterior, aliada à necessidade de ações em ensino e pesquisa vinculadas ao letramento literário, em especial direcionadas a estudantes do Ensino Médio, cada vez mais distantes da leitura literária. Dessa forma, em termos metodológicos, o projeto propõe-se à oferta de cursos de de línguas estrangeiras, com foco no francês e no inglês, a ocorrer em formato híbrido, nas dependências do Campus Canoas e por meio da plataforma Google Meet.

Concomitantemente, ocorrerá o desenvolvimento de pesquisas direcionadas ao letramento literário e à análise do ensino de línguas pelo viés do livro didático e da interpretação textual na escola, bem como ações de eventos interculturais, a exemplo do Roda Leitura, do Clube de Leitura e de eventos em colaboração com a organização Partners of the Americas. Como resultados esperados, o Núcleo de Línguas e Culturas busca a qualificação linguístico-cultural dos envolvidos, o incentivo à internacionalização e a abertura de novos horizontes a cidadãos e cidadãs interessados em uma formação integral, plural e sintonizada com as exigências de um mundo globalizado.

Conforme o próprio Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a internacionalização representa uma ferramenta para a troca de conhecimentos e uma estratégia à educação profissional e tecnológica, envolvendo estudo de idiomas, difusão de culturas e práticas solidárias entre povos.