Início do conteúdo

Semana de Educação e Equidade se estende até 20/03


Nos dias 18, 19 e 20 de março, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Canoas do IFRS irá promover uma série de atividades sobre racismo e eliminação da discriminação racial. As atividades tem foco no currículo formativo dos estudantes do campus, mas também há vagas disponíveis para a comunidade externa, para as atividades que ocorrem no auditório do campus.

A programação, outras informações e o formulário de inscrições, que vão até 16 de março, estão disponíveis no link bit.ly/neabi-2025-03-18a20 .

Entre as falas a coordenação do evento destaca “Racismo não é bullying!”, com Alba Salatino, atual Assessora de Relações Étnico-Raciais no IFRS; a conversa sobre “Letramento Racial: Justiça, Poder e Desconstrução”, com Roberta Vieira, do Comitê de Equidade, Gênero e Raça do TRT4; ambas na terça-feira (18/3).

Na quarta-feira (19/3), pela manhã, irá ocorrer a palestra “Mulheres Trans-Negras – experiências de opressão e resistência na Educação”, com Lauri Miranda Silva, primeira Mulher Trans a Receber o Título de Doutora em História no Brasil. E a tarde irá ocorrer no campus a Feira Afro, com um coletivo de afroemprededores de Canoas.

Na quinta-feira (20/3), o público pode escolher a sessão da manhã ou da tarde para uma conversa sobre “Quem pode falar?: rompendo silêncios em torno do racismo e da discriminação racial”, com Gabriel Fortes Pereira, Professor Municipal. Mestre em Educação e Membro do Grupo de Pesquisa Rede Africanidades/UFBA.

O evento ocorre em março em referência ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21/3), e faz parte do calendário anual de ações de ensino do Campus Canoas do IFRS.

 

 

Fim do conteúdo