Inaugurado Espaço de Línguas e Culturas com acesso a mídias e a materiais bibliográficos

Foi inaugurado no início da noite desta segunda-feira, dia 28 de agosto de 2023, o Espaço de Línguas e Culturas no Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Ações em línguas e culturas, para além da área de linguagens, têm sido uma constante no campus desde a sua inauguração, agosto de 2010. Centenas de projetos e programas de Ensino, Pesquisa e Extensão atravessam a sua história e ilustram o compromisso dos Institutos Federais com a formação integral profissional e cidadã. Nessa trajetória, há muito foi observada a necessidade de espaços específicos, com acesso a mídias e a materiais bibliográficos diversos. A partir da demanda existente, foi idealizado, na sala A11, o Espaço de Línguas e Culturas.

Na inauguração do espaço teve um Sarau Poético, no qual houve um dueto de haikais e haijins pelas estudantes Laura Rech Gonçalves (ADM2) e Melissa Silveira Paz (ADM4); a declamação do poema “Da calma e do silêncio”, de Conceição Evaristo, por representantes dos projetos afrocentrados do campus, coordenados pela professora Cleusa Albilia de Almeida; a interpretação das canções “Stand By Me”, de Ben E. King, e “La Bamba”, de Ritchie Valens, por estudantes dos cursos integrados do campus; a declamação do poema “Do Outro Lado” de Maria Helena Loureiro Bauer, poetisa canoense, pelo ex-bolsista do Núcleo de Línguas e Culturas e egresso do campus, Vicente Santos da Luz; a leitura do poema em francês ‘”À une passante”, de Charles Baudelaire, pelo estudante Kalani Rossi Alfaro; e a leitura do poema em italiano ‘Lo non ho bisogno di denaro’, de Alda Merini.

Bolsistas do Núcleo de Línguas e Culturas

O evento teve a presença de quatro ‘gerações’ de bolsistas do Núcleo de Línguas e Culturas: os egressos Letícia Schardosin Ferreira (bolsista em 2020) e Vicente Santos da Luz (bolsista em 2021); as estudantes Isadora Julião de Aguiar (bolsista em 2021); e Marina Candida Silveira e Silva (bolsista em 2023).

A inauguração teve a presença do Reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, da diretora-geral do campus, Patrícia Nogueira Hübler, do diretor de Administração, Jair Bruschi Júnior, do diretor de Ensino, Alexandre Tadachi Mory, além de servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes, egressos do campus e colaboradores do Núcleo de Línguas e Culturas. O evento também contou com a presença da Promotora Legal Popular e membra do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ana Edilia Flores Mossatte.

Espaço já era idealizado há 10 anos

A trajetória do Espaço de Línguas e Culturas não é recente. Um espaço previsto para atividades em um possível centro de línguas já havia sido veiculado, há dez anos, quando do planejamento do prédio da Biblioteca (Bloco C). Devido à necessidade de salas de aula, a ideia foi abandonada à época. Mas, com a finalização do Prédio Acadêmico (Bloco F), em 2020, o rearranjo dos espaços foi discutido coletivamente, em plena pandemia. A partir da formação do Grupo de Trabalho (GT) de Espaços Físicos, houve o levantamento, a análise de necessidades e a viabilização de novas possibilidades para a infraestrutura do Campus Canoas. A demanda, assim, retornou à pauta. Em 2021, o estudo foi apresentado e aprovado no campus, com a inclusão de um espaço multidisciplinar de línguas e culturas na sala 11 do Bloco A. Estava assim definido o espaço, faltando toda a infraestrutura para transformá-lo no que temos hoje.

Graças ao trabalho das professoras de Letras do Campus Canoas, ao fomento obtido via projeto indissociável Núcleo de Línguas e Culturas, foram recebidos, por dois anos consecutivos, recursos para a viabilização de materiais de custeio. Além disso, com o apoio de diversos setores e colaboradores, houve a alocação de material permanente e de expediente. O espaço também contou com a doação de mobília e material bibliográfico. Por fim, houve a ajuda da comunidade externa e de egressos do campus para a arte da porta e da janela presentes no espaço.

Após anos de idealização e com muito trabalho, o Espaço de Línguas e Culturas tomou corpo. Um espaço que nasce democrático, integrador, com vistas ao incentivo à leitura, à promoção linguístico-cultural. Por ele, como disse Fernando Pessoa, queremos “viajar”, “nos transformar”, “ser outro constamente”, “ir em frente” rumo à formação integral e à promoção das mais diversas formas de arte e cultura.

Confira as fotos da inauguração:

Fotos do Espaço de Línguas e Culturas: