IFRS se posiciona contra o atual cronograma do Enem 2020

O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) elaborou uma nota à comunidade com a posição da instituição em relação ao cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As datas das provas estão previstas para 1º e 8 de novembro de 2020.

O IFRS em consonância com instituições de educação federais e estaduais gaúchas e com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) argumenta que, devido à pandemia do Covid-19, estudantes da rede pública serão prejudicados com a data do exame. A ausência de aulas presenciais desde o início do isolamento social devido à pandemia no país; o acesso à internet precário ou até inexistente para muitos estudantes; e os cuidados com familiares são alguns dos fatores apontados pelos órgãos.

Nota à comunidade com a posição do IFRS

Nós, diretores-gerais de campi, pró-reitores e reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), atentos à realidade social com olhar especial às questões de saúde e à educação, somos contrários à manutenção do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2020, conforme o Edital n°25, de 30 de março de 2020, divulgado pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

É evidente que estamos vivendo um cenário de exceção em todo planeta. Nos últimos dias no Brasil, contabilizamos mais de 10 mil mortos vitimados pelo coronavírus. Por isso, a manutenção do calendário do Enem significa a negação das dificuldades que a pandemia impõe a todos nós.

Salientamos que a maioria das instituições de ensino estão com suas atividades presenciais paralisadas. Sendo assim, milhares de jovens das escolas públicas, potenciais candidatos ao Enem, estão fora do ambiente escolar e não possuem a estrutura mínima para o estudo em suas residências, não tendo, assim, condições de preparo adequado para o referido exame. Soma-se a isso o fato de que parcela significativa dos pretendentes ao Enem estão experimentando perdas familiares ou estão sendo tomados por preocupações e cuidados com a saúde de familiares e amigos próximos.

Consideramos que o Exame Nacional do Ensino Médio, entre outras funções, deve ser um instrumento importante de democratização do acesso a cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e ao ensino superior. Manter as datas do Enem em meio à pandemia vai no sentido inverso, pois acentua desigualdades. Caso mantenham-se inalteradas as datas do Enem, os que mais serão prejudicados são os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio nas escolas públicas (mais de 85% das matrículas estão na rede pública), pois são estes os que mais sentem as dificuldades sociais e econômicas impostas pela pandemia.

Finalmente, estamos convictos de que a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, da qual o IFRS faz parte, não se furtará aos desafios impostos pela nova realidade e assumirá o protagonismo nos seus territórios. Assim, sugerimos o adiamento do calendário do Enem. Ser solidário e combater desigualdades, mais do que nunca, se impõe aos que defendem a educação como um bem público.

Colégio de Dirigentes do IFRS

Júlio Xandro Heck, reitor.

Pró-reitora de Administração – Tatiana Weber; pró-reitor de Desenvolvimento Institucional – Amilton de Moura Figueiredo; pró-reitor de Ensino – Lucas Coradini; pró-reitora de Extensão – Marlova Benedetti; pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – Eduardo Girotto.

Campus Alvorada – diretor Fábio Azambuja Marçal; Campus Bento Gonçalves – diretor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro; Campus Canoas – diretora Patrícia Nogueira Hübler; Campus Caxias do Sul – diretor Jeferson Luiz Fachinetto; Campus Erechim – diretor Eduardo Angonesi Predebon; Campus Farroupilha – diretor Leandro Lumbieri; Campus Feliz – diretor Marcelo Lima Calixto; Campus Ibirubá – diretora Sandra Rejane Zorzo Peringer; Campus Osório – diretora Flávia Santos Twardowski Pinto; Campus Porto Alegre – diretor Fabrício Sobrosa Affeldt; Campus Restinga – diretor Rudinei Müller; Campus Rio Grande – diretor Alexandre Jesus da Silva Machado; Campus Rolante – diretora Cláudia Dias Zettermann; Campus Sertão – diretor Odair José Spenthof; Campus Vacaria – diretor Gilberto Luiz Putti; Campus Veranópolis – diretor Daniel de Carli; Campus Viamão – diretor Alexandre Martins Vidor.