IFRS oferece Processo de Ingresso Especial 2022/2 para Estudantes Indígenas: inscrições até 20/06

Para estimular que indígenas tenham acesso ao ensino técnico e superior, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) promove um processo seletivo especial para esse público. Na próxima segunda-feira, dia 6 de junho de 2022, serão publicadas as orientações para a seleção e os cursos ofertados para ingresso no segundo semestre de 2022. Serão 96 vagas em cursos gratuitos em 10 campi do Instituto: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão.

As inscrições estarão abertas de 06 a 20 de junho de 2022. Serão feitas exclusivamente pela internet, pelo link disponível no site ingresso.ifrs.edu.br, no botão InscriçõesNão há cobrança de taxa. Para se inscrever, é preciso ter CPF próprio e cadastro no site Gov.br (saiba mais sobre como fazer o CPF e como criar conta no site Gov.br).

⚠️ Para os candidatos que necessitem de acesso à Internet, cada campus participante do processo seletivo estará disponibilizando computador e impressora, mais informações serão divulgadas no edital com as orientações.

📌 Sobre a seleção:

A seleção se dará por meio de prova presencial de redação, para os cursos de graduação; e por sorteio entre os candidatos inscritos, para os cursos de nível técnico.

Esse é o quarto processo seletivo especial indígena, iniciativa oriunda da Política de Ingresso Especial e Permanência do Estudante Indígena do Instituto, aprovada em abril de 2019. O documento prevê também ações de apoio pedagógico específicas para esses estudantes, com o objetivo de facilitar a permanência e incentivar que eles concluam os estudos com êxito.