Feira das Cidades 2019 é dedicada a ex-aluno Leonardo da Rosa

Na cultura milenar chinesa, o número nove simboliza algo auspicioso, relacionado à espera de que algo vindouro trará muitas esperanças e será abençoado pelos melhores sentimentos possíveis. Pois foi com este intuito que a 9ª Feira das Cidades abriu seus trabalhos na terça-feira, 01 de outubro. A nona edição foi inteiramente dedicada ao ex-estudante do campus, Leonardo Cláudio da Rosa, encontrado morto na China, em circunstâncias ainda não esclarecidas, em meados do mês de julho deste ano.

Léo, como era conhecido, tinha um profundo interesse por assuntos relacionados ao Oriente, especialmente quando se tratava de temáticas japonesas e chinesas. Em função disso, foi selecionado para ir à China e lá estudar e se aprofundar mais ainda na língua e na cultura do país que tanto amava e se identificava. A possibilidade surgiu por meio de um intercâmbio instituído entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o governo chinês.

Leonardo era, à época, discente da UFRGS, no curso de Letras, após ter passado quatro anos no Campus Canoas, de 2011 a 2014. E a Feira das Cidades, ao longo de seus três dias e nove turnos de atividades, fez jus a tudo que Léo representou quando era aluno do Campus Canoas. Curioso, inteligente, extrovertido, irreverente, à frente do seu tempo. Esse era Léo. E foram essas as características que marcaram, mais uma vez, esse evento ímpar que perpassa as instalações do campus há quase uma década.

A abertura oficial do evento coube à rapper porto-alegrense Negra Jaque. A artista contou ao público, que lotou o auditório, um pouco sobre sua trajetória artística e, também, a respeito de sua caminhada de vida, ambas enlaçadas pelo poder da música. A seguir, as atividades ganharam vida própria e se desenrolaram por meio de uma fluidez que lembrava a passagem de Léo pelo campus ao longo de seus quatro anos como aluno, período em que o estudante ultrapassou os limites da sala de aula e construiu seu próprio caminho.

Entre relatos de viajantes, oficinas de línguas e culinária, apresentações artísticas e culturais, Léo se fez presente. Sua identificação com a Feira era tamanha que deixou uma imensa saudade em quem com ele conviveu, durante sua curta estada conosco. Leonardo da Rosa adorava histórias. Amava contar e escrever histórias e fez, de sua própria vida, uma bela e mágica história. E a Feira das Cidades de 2019 ficará, para sempre, na memória de quem, de alguma forma, dela participou; assim como Léo ficará, para sempre, indelével, associado à imagem de estudante intrépido, que deixou saudades eternas em quem com ele pode conviver, durante o período de sua efêmera e intensa permanência nesta vida.

Parabéns a todos que, de alguma forma, se envolveram com a Feira das Cidades de 2019! E um especial agradecimento a Leonardo Cláudio da Rosa, Léo, pois sua lembrança trouxe às ações desta nona edição o que ele representava: um contagiante amor pelo aprendizado e, claro, pela vida em si, algo que transformou a Feira deste ano num evento realmente mágico!

…………………………………………………………………………………………………………….

NOTÍCIAS ANTERIORES

Neste ano, a Feira das Cidades teve sua 9ª edição. Além dos tradicionais relatos de viagem, que são a marca registrada do evento, inúmeras outras atividades fizeram parte da programação da Feira, que ocorreu nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, nos três turnos, no Campus Canoas.

A ação fez parte do programa de extensão Olhares sobre as cidades: experiências de viagem, sob a coordenação da professora Sheila Katiane Staudt.

Música, oficinas, exposições, minicursos, cinedebate, coffee break internacional estão entre as atrações que integram a Feira ao longo dos seus três dias de duração.

Acompanhe, abaixo, as ações ocorridas para a IX Feira das Cidades: