Eventos
Exposição “SustentaArte – Retratos que falam” ocorre no Bloco A do Campus Canoas
Telas reproduzem retratos dos estudantes de Pintor Industrial decorados com resíduos. A turma faz parte do Programa Autonomia e Renda Petrobras
Obras que revelam sonhos, identidade e consciência ambiental estão à mostra na exposição “SustentaArte – Retratos que falam”, aberta à visitação de estudantes e servidores no Bloco A do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) até sexta-feira, 03 de outubro. A mostra conta com dez telas decoradas com resíduos que reproduzem retratos dos estudantes do curso de Pintor Industrial utilizando equipamentos de proteção individual e utensílios necessários para o trabalho de pintura industrial. No local, é possível conferir ainda fotos dos bastidores de construção das obras.
A mostra busca sensibilizar o público sobre o problema social dos resíduos, promover reflexões sobre consumo e descarte e revelar as expectativas de futuro profissional da turma. Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina “Saúde, Segurança e Meio Ambiente” do curso, que é oferecido pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFRS – Campus Canoas.
A turma inspirou-se no documentário “Lixo Extraordinário”, o qual registra o trabalho do artista plástico Vik Muniz no aterro sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.O projeto é da professora Cláudia Hendges Ribeiro, com a colaboração da docente de Art s Rejane Ledur e da pedagoga do Programa Autonomia e Renda no IFRS, Cláudia da Silva Gomes (confira abaixo a lista dos estudantes participantes).
A exposição foi aberta na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, com uma confraternização entre a turma. Participaram também a diretora do Campus Canoas, Patrícia Nogueira Hübler, e o coordenador do curso, Bruno Diniz Machado.
Sobre o curso e o Programa
O curso de Pintor Industrial é de formação inicial e continuada (FIC) e busca ampliar as chances de colocação profissional para moradores de Canoas e Esteio. São 252 horas de aulas teóricas e práticas, que tiveram início em agosto e terão duração aproximada de cinco meses. A turma vai adquirir conhecimentos sobre preparação de superfícies; pintura; reforço em conteúdos de matemática e português.
O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos com bolsa-auxílio mensal durante o período de aulas. Para saber mais e acompanhar as novidades, acesse o site autonomiaerenda.com.br e as redes sociais @IFRSCanoas.