Evento do NEPGS traz debate sobre “Os desafios profissionais enfrentados pelas mulheres no espaço político”

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do Campus Canoas realizou evento na data de 08 de março, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, no qual foi discutida a seguinte temática: “os desafios profissionais enfrentados pelas mulheres no espaço político”.

A atividade ocorreu no Auditório 2, foi programada para ocorrer das 21h às 22h30min, e teve a presença da Vereadora de Sapucaia do Sul, Gabriela Ortiz Abenel. Gabriela é egressa do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Campus Sapucaia. É graduada em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e cursa mestrado em Políticas Públicas na UFRGS.

A vereadora já trabalhou no Departamento de Direitos Humanos do Estado e na Defensoria Pública da União em Porto Alegre, o que lhe possibilitou atuar em ações junto a pessoas em situação de rua, no mapeamento de trabalho análogo à escravidão, entre outras situações de vulnerabilidade social e econômica. Em 2019, ela participou do Programa Estágio-Visita no Congresso Nacional, quando também tornou-se pesquisadora de gênero e representação política. Em 2020m candidatou-se à vereadora de Sapucaia do Sul e venceu o pleito, trabalhando no legislativo do município desde 2021. Foi a 7ª mulher vereadora no município de Sapucaia e a mais jovem eleita no legislativo municipal.

O evento se estendeu pela noite, até cerca de 23h, devido à empolgação das discussões. Estiveram presentes na atividade docentes e aluno(a)s dos cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Eletrônica e Tecnologia em Logística, cursos que, no Brasil ou internacionalmente, apresentam maior proporção de homens do que de mulheres nas instituições de ensino e no mercado de trabalho. A ideia do evento (que também é parte de um projeto de pesquisa da professora Patrícia Rosa) é justamente a de colocar luz sobre os problemas de falta de equidade de gênero e de outras assimetrias existentes no mundo do trabalho, dando início às discussões pelo espaço político, onde o Brasil ocupa a pior posição das Américas em termos de representatividade feminina.

• Texto encaminhado pela professora do Campus Canoas, Patrícia Rodrigues da Rosa.