Estude no IFRS – Mais de 160 opções de cursos são ofertadas no Processo Seletivo 2024/01

São vagas para o ensino médio com curso técnico integrado, para cursos técnicos e superiores nos 17 campi da instituição

Mais de 160 opções de cursos gratuitos estão com vagas para ingresso no primeiro semestre de 2024 nos 17 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Há possibilidades para quem quer fazer o ensino médio junto com um curso técnico, para quem busca apenas o técnico ou para aqueles que pretendem fazer um superior de graduação.

Os cursos são presenciais, ofertados nos campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. No total, serão 5.306 vagas.

Consulte a lista com cursos/campi e outras informações do site de ingresso.

📝Como participar do Processo Seletivo 2024/1

Para participar do Processo Seletivo é preciso realizar a inscrição no site ingresso.ifrs.edu.br (de 28 de setembro a 23 de outubro de 2023), escolhendo o curso que pretende concorrer. É cobrada uma taxa, que deve ser paga até 24 de outubro. Depois, os candidatos participam da seleção, que varia de acordo com o curso, podendo ser pela realização da prova do IFRS; pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 até a atual; ou ainda por sorteio entre os inscritos. Os documentos com as informações sobre a seleção (editais) do Processo Seletivo de estudantes 2024/01 são divulgados no site de ingresso (esteja atento ao cronograma).

As opções de cursos são dos seguintes tipos:

• ensino médio junto com o técnico (são os cursos técnicos integrados, que dão a formação de nível médio e técnica profissionalizante ao mesmo tempo);
  • ensino médio junto com o técnico na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA – para quem tem 18 anos ou mais);
  • técnicos para quem está cursando o ensino médio em outra escola (concomitantes);
  • técnicos para quem já tem o ensino médio completo (subsequentes); e
  • superiores de graduação (licenciaturas, bacharelados e superiores de tecnologia).

📌Confira as principais datas do Processo Seletivo:
  • Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição – 27/09
  • Publicação dos editais com o detalhamento da seleção – 28/09
  • Inscrições – de 28/09 a 23/10
  • Pagamento da taxa de inscrição – até 24/10
  • Prova – 03/12
  • Sorteio – 12/12

📍 Mais informações no site de ingresso.