Estude no IFRS – Acesse os locais das provas do Processo Seletivo que acontece no domingo, 03/12

ATENÇÃO:

⇔ O Campus Canoas realizará as provas na Universidade La Salle, localizada na Rua 15 de Janeiro / Prédio 15 / 2º andar

∴ Ponto de referência: ao lado do Subway da Rua 15 de janeiro, 423 / Centro de Canoas /RS

Os candidatos do Processo Seletivo de estudantes 2024/01 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) devem ficar atentos, pois foram divulgados nesta quinta-feira, 23 de novembro de 2023, os locais de realização da prova (exame de seleção).

As listas estão na capa do site ingresso.ifrs.edu.br. É importante conferir o local, endereço e guardar consigo essas informações.

As provas ocorrerão no domingo, dia 03 de dezembro de 2023. Para os cursos de ensino médio com o técnico integrado*, serão no turno da manhã. Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e os superiores de graduação, serão no turno da tarde.

🖋️Cursos técnicos integrados ao ensino médio

A prova terá duração de três horas, com início às 8h30 (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes, às 7h30, levando o seu documento de identificação com foto (não serão aceitos documentos digitais) e caneta esferográfica azul ou preta. Para evitar aglomeração, os portões serão abertos às 7h45.

O exame será constituído por uma prova objetiva com 40 questões, sendo 10 de cada:

• Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas; e
  • Língua Portuguesa.

Serão eliminados do exame de seleção, automaticamente, os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 40 propostas.

*A prova será realizada para ingresso nos campi Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria e Veranópolis. O ingresso nos cursos dos campi Alvorada, Porto Alegre e Viamão se dará por sorteio público, a ser realizado no dia 12 de dezembro de 2023.

🖋️Cursos subsequentes ao ensino médio

A prova terá duração de três horas e 30 minutos, com  início às 14h (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes, às 13h, portando o seu documento de identificação com foto (não serão aceitos documentos digitais) e caneta esferográfica azul ou preta. Para evitar a aglomeração, os portões serão abertos às 13h15.

• Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologia;
  • Linguagem, Códigos e suas Tecnologias.

Os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 40 propostas serão eliminados do exame de seleção.

🖋️Cursos superiores de graduação

A prova tem duração de quatro horas e 30 minutos, com  início às 14h (horário de Brasília), mas o candidato deve comparecer ao local uma hora antes, às 13h, com o seu documento de identificação com foto (não serão aceitos documentos digitais) e caneta esferográfica azul ou preta. Para evitar aglomeração, os portões serão abertos às 13h15.

O exame será constituído por uma prova de Redação e uma prova objetiva com 45  questões:

• Matemática e suas Tecnologias – 10 questões;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 10 questões;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – 10 questões;
  • Linguagem, Códigos e suas Tecnologias – 15 questões.
  • Prova de Redação.

Os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 45 ou zerarem a prova de redação serão eliminados. Critérios que zeram automaticamente a redação: gênero textual diferente do solicitado e fugir do tema proposto.

⚠️Esteja atento

Será desclassificado do Processo Seletivo o candidato que se apresentar após o horário estabelecido, fora do local de prova ou que não esteja com o seu documento de identificação com foto. Não serão aceitos documentos digitais.

O candidato que se apresentar para prova com qualquer tipo de aparelho eletrônico deverá, ao entrar na sala, desligá-lo e, sob orientação do fiscal, identificá-lo e depositá-lo no local determinado. O IFRS não se responsabiliza por perdas, extravios ou danos.

É proibido o porte de armas, bem como o uso de bonés, chapéus, gorros, véus, lenços, aparelhos auriculares, óculos escuros ou qualquer outro adereço que lhes cubra a cabeça, os olhos e os ouvidos (com exceção daqueles candidatos que tiverem solicitado prova em condição especial).

Mais informações nos editais do Processo Seletivo.