Estudantes e servidores poderão votar para reitor do IFRS nesta quinta-feira

A consulta para escolha de reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorrerá na quinta-feira, dia 8 de março, em todos os campi e na Reitoria do IFRS. São dois candidatos, que aparecerão na cédula de votação na seguinte ordem: Júlio Xandro Heck e Fabricio Sobrosa Affeldt.

Os servidores e alunos poderão votar em seu campus de lotação, no período das 9h às 21h. O voto é secreto e facultativo. As listas de votantes estão disponíveis na aba Eleições Reitor 2018 do site do IFRS.

Confira algumas orientações.

Quem pode votar:

• Todos os servidores docentes e técnico-administrativos em educação que compõem o quadro de pessoal ativo permanente do IFRS, com efetivo exercício até o dia da votação 8 de março de 2018 (incluindo esta data).
  • Alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância, com matrícula concluída até o dia 8 de março de 2018 (esta data inclusive). Os discentes de Polo EaD deverão votar no seu campus de lotação.

No dia da votação:

O que é obrigatório apresentar:

Os eleitores deverão apresentar documento com foto (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho ou Carteira de Órgão de Classe) e assinar a lista oficial de votantes. Não é permitido votar apenas com o crachá.

O que É permitido:

É permitido aos eleitores o uso de camisetas, bandeiras, adesivos, bonés e outras manifestações individuais e silenciosas com propaganda de seu candidato.

O que NÃO É permitido:

A boca-de-urna e a distribuição de qualquer tipo de material relacionado à eleição serão proibidas no dia 8 de março de 2018.

Peso dos votos

A classificação dos candidatos concorrentes dar-se-á de acordo com o peso de 1/3 para a manifestação do segmento docente, 1/3 para a manifestação do segmento dos servidores técnico-administrativos em educação e 1/3 para a manifestação dos alunos, em relação ao total de eleitores do segmento consultado.

Sobre o mandato

O candidato eleito assumirá o cargo de reitor em caráter pro tempore, completando o tempo de mandato previsto para o reitor eleito em 2015 (até 2020). Após este período, deve ocorrer uma nova consulta para reitor e diretores-gerais dos campi.

Acompanhe a aba “Eleições Reitor 2018