Estudantes do Campus Canoas participam da VI Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF)

Nesta quarta-feira, dia 22 de  estudantes do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul participaram da primeira fase da VI Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF). O evento é uma competição de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. Ela é realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da rede federal de educação profissional e tecnológica que é definido a cada ano para sediar a olimpíada do ano subsequente.

O Campus Canoas participou das cinco primeiras edições da olimpíada. Em 2018, teve dois alunos premiados na 2ª fase, que aconteceu em Muzambinho/MG. Já em 2019, em função do contingenciamento, não puderam viajar para Campos dos Goytacazes/RJ para a segunda etapa. Em 2020, participaram de maneira virtual pela primeira vez, e os estudantes foram premiados com duas medalhas de prata, uma de bronze e uma menção honrosa. Em 2021, participaram também virtualmente e um estudante foi contemplado com medalha de bronze. Em 2022, ela voltou a ocorrer presencialmente, sendo que a segunda fase foi em maio de 2023, Fortaleza/CE, e dois estudantes do curso de Desenvolvimento de Sistemas participaram.

A olimpíada

A OMIF 2023 ocorrerá com as duas fases costumeiras: a 1ª fase neste 22 de novembro, na sala B1 do Campus Canoas, às 9h; a 2ª fase será um evento com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, entre outras ações, que acontecerá em Cuiabá/MT em maio de 2024.

Neste ano, as professoras Cláudia Fogliarini e Carina Andrade são as coordenadoras locais da olimpíada no campus.

Fotos da primeira fase no campus