Início do conteúdo

Estudantes de Língua Portuguesa e Literatura do 3º Ano do Ensino Integrado realizam visita cultural


As turmas de 3º ano do ensino técnico (em Eletrônica, Desenvolvimento de Sistemas e Administração) integrado ao Ensino do Campus Canoas do IFRS embarcaram em uma emocionante jornada artística na sexta-feira, dia 6 de outubro, organizada pela professora Gláucia Henge, com o acompanhamento das professoras Cimara de Melo e Fabiana Fidelis e do psicólogo Bruno Reginatto.

As turmas visitaram o importante Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) para explorar a mostra de Pierre Fatumbi Verger (1902-1996) intitulada “Todos Iguais, todos diferentes?” A exposição apresenta uma fascinante coletânea de retratos feitos pelo fotógrafo, etnólogo, antropólogo e escritor francês, fruto de suas viagens pelo mundo ao longo de mais de 40 anos. A mostra convida os visitantes a refletirem sobre a diversidade cultural, as relações sociais e a o respeito pelo outro.

Os estudantes ainda puderam apreciar a mostra “Orixás” também composta por fotografias de Pierre Verger e apreciaram imagens que capturam a riqueza das relações religiosas estabelecidas entre os continentes africano e sul-americano.

A visita guiada pelos corredores da exposição foi liderada por especialistas em arte e cultura, que compartilharam informações valiosas não apenas sobre as duas mostras de Pierre Verger, como também sobre a exposição “Conjunto Vazio” de Hélio Fervenza (1963-) e “Terralíngua” de Camila Proto (1996-). Na exposição comemorativa aos quarenta anos de carreira do artista, pesquisador e professor, os estudantes apreciaram diversos trabalhos em diferentes materialidades, onde conceitos como os de visualidade e linguagem são primorosamente explorados. Já “Terralíngua” pertence ao programa “poéticas do agora” e os estudantes tiveram o privilégio de interagir com as produções da artista, marcadas pela reflexão sobre a cidade de Porto Alegre e a transdisciplinaridade da linguagem e dos espaços geográficos.

Para completar a tarde, as turmas visitaram ainda a mostra “Siron Franco – armadilha para capturar sonhos”, em exibição no Farol Santander, onde observaram uma coletânea belíssima de obras através das quais inúmeras discussões políticas e históricas foram promovidas com o auxílio dos mediadores.

Sem dúvidas, a visita às exposições durante essa tarde proporcionou uma experiência cultural e educacionalmente enriquecedora, permitindo a todos e todas momentos agradáveis de apreciação estética e reflexão acerca da importância da discussão e respeito à diversidade.

 

Confira as fotos da visita:

Fim do conteúdo