Estudantes de cursos superiores programam reuniões dia 13/11 para criação de DCE no Campus Canoas

Estão sendo divulgadas por um grupo de estudantes dos cursos de nível Superior do Campus Canoas reuniões com o objetivo de tratar temas para a criação de um Diretório Acadêmico de Estudantes (DCE) na unidade. Todos os estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática, Engenharia Eletrônica, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Logística são chamados para os encontros que ocorrerão na segunda-feira, dia 13 de novembro em dois horários e locais: às 10h no Auditório 1, e às 19h no Auditório 2. Conforme os organizadores do evento, as reuniões servirão para elucidar o que é um movimento estudantil, a importância da organização dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e quais os passos para a criação de um DCE.

Um Diretório Central dos Estudantes é uma entidade estudantil que representa todos os estudantes de uma IES, sejam elas universidades, faculdades, centros universitários ou institutos. O órgão tem o papel de organizar pautas que emanam diretamente de interesses específicos e pontuais dos estudantes perante à Administração e Direção-Geral. A eleição dos membros geralmente ocorre por vias escolhidas pelos discentes e costuma se dar de forma direta. A composição da diretoria (ou coordenação) pode ser na forma majoritária ou na forma proporcional.

A atuação da entidade habitualmente diz respeito às questões de política educacional e mesmo de pautas da conjuntura política nacional. Além disso, o DCE pode manter relações com outras entidades representativas dos estudantes, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEEs) ou a Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes (CONLUTE), além de outras entidades estudantis existentes no Brasil.

Os cursos de nível Médio do Campus Canoas do IFRS são representados pelo Grêmio Estudantil, entidade que tem atuação semelhante a de um DCE, essa voltada para estudantes de nível Superior.

• O QUÊ – Reunião preliminar para criação de DCE no Campus Canoas
  • ONDE – Auditórios 1 e 2
  • QUANDO – Segunda-feira, 13/11, às 10h (A1) e às 19h (A2)
  • QUEM – Convidados todos os estudantes de Cursos Superiores