Início do conteúdo

Esporte em tempo de pandemia será a temática do quinto encontro da Jornada de Humanidades em Quarentena


Na quarta-feira, 17 de junho, às 14h, acontece a quinta etapa da Jornada de Humanidades em Quarentena do Campus Canoas do IFRS.

A atividade, que foi pensada para estimular o debate acerca de diferentes assuntos durante este momento de isolamento social, versará, desta vez, a respeito de diversas questões que envolvem o universo do esporte no decorrer do atual período de disseminação do novo coronavírus em escala global.

O encontro virtual contará com convidados que atuam junto à área esportiva,  a saber:

## Carlos Guimarães – doutorando em Comunicação (PUCRS), mestre em Comunicação e Informação (UFRGS), especializado em Jornalismo Esportivo (UFRGS), jornalista (PUCRS), comentarista esportivo da Rádio Guaíba, coordenador de esportes e passagens pelas rádios Gaúcha e Bandeirantes;

## João Manuel Casquinha Malaia Santos – possui doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2010) e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011-2013). Atualmente, é professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria, além de atuar no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFSM) e no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFSM). É coordenador do Stadium: Grupo de Estudos de História do Esporte e das Práticas Lúdicas e do LOUPPA: Laboratório de Observação dos Usos Públicos do Passado;

## Leila de Almeida Castillo: doutoranda em Educação na PUCRS; professora de Educação Física no Campus Canoas do IFRS.

O projeto de ensino que propõe o evento é composto por professores da área das humanidades do Campus Canoas – Filosofia, História, Geografia, Pedagogia e Sociologia –  e, por meio da disciplina que pode ser acessada via moodle, é possível conferir materiais e dicas sobre a temática abordada em cada encontro.

 

** Interessados poderão participar por intermédio de link específico, que será divulgado na quarta, 17/06, diretamente no moodle.

 

Para mais informações, os materiais que nortearão esta quinta edição estão disponíveis abaixo:

 

  • Reportagem “The Last Dance: Ascensão da lenda Michael Jordan e bastidores do basquete dão popularidade a documentário”, produzida por Ciaran Varley, para a BBC Esportes, em 16.05.2020.

Acesso pelo link: https://www.bbc.com/portuguese/geral-52656766

 

  • Vídeo “O Racismo Estrutural na Cultura do Futebol”, com Márcio Chagas, considerado o melhor árbitro de futebol do Campeonato Gaúcho cinco vezes nos seus 15 anos de atuação. Em 2014, com 37 anos, encerrou precocemente sua carreira por ter denunciado o 3º caso de racismo dentro do futebol. Aqui ele participa do TEDxUnisinos, de 2019, mostrando a presença do racismo estrutural no futebol.

Acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=2n_E3uHBA3U

 

  • Reportagem sobre a Liga da Canela preta, criada pela comunidade negra de Porto Alegre no início do século XX devido ao fato de serem proibidos negros nos maiores times. Produzida pelo jornalismo da Rede Globo.

Acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=PWgn9hzENb8

 

  • Reportagem “Conheça a primeira jogadora surda do futebol brasileiro”, que aborda a chegada de Stefany Krebs, atleta surda, ao time feminino do Palmeiras e as mudanças na forma de pensar das companheiras. Produzida pelo Esporte Fantástico, em 08.02.2020.

Acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=pkRtZ7uBJ5Y

 

  • Documentário “O Negro no Futebol Brasileiro”, episódio 1, coprodução da HBO Latin America com a Filmes do Equador, aborda as dificuldades e superações de jogadores negros para conquistar seu lugar no esporte. Dirigida por Gustavo Acioli, a série documental em quatro episódios.

Acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ETdOP7pajJ0

 

  • Filme “Boleiros – era uma vez o futebol, de 1998, com direção de Ugo Giorgetti, este filme nacional faz um retrato dos chamados ”Boleiros”, veteranos do esporte. Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes estão reunidos um grupo de ex-jogadores de futebol, que se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.

Acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=d9G-gHikQZs

 

Fim do conteúdo