Escola municipal visita campus e participa de atividade realizada por projeto de extensão

No dia 25 de agosto, as Oficinas de Histórias em Quadrinhos, que integram o projeto de extensão do Campus Canoas intitulado História em Quadrinhos e Cinema em processos formativos: a articulação entre educação e cultura no fazer pedagógico, realizaram atividade que finalizou seu primeiro ano de funcionamento.

Os estudantes da E.M.E.F. Sete de Setembro compareçam ao campus, após um mês de atividades ocorridas na escola municipal.

De acordo com o coordenador da ação, professor Romir Rodrigues, “a Oficina Básica de Histórias em Quadrinhos, desenvolvida com os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental da EMEF Sete de Setembro, tem como objetivo principal o desenvolvimento dos princípios básicos da linguagem das Histórias em Quadrinhos, em encontros fundamentados na construção coletiva de conhecimentos, na interação e troca de experiências entre os participantes visando o aperfeiçoamento de técnicas e o despertar de talentos”.

A atividade contou com 3 encontros semanais, somando 2h de duração e teve 20 participantes.

Além do coordenador, o projeto teve 3 bolsistas: Dulce Maria Mielczarski, Henrique Rodolfo Duarte e Yasmin de Abreu Boeira.

O propósito central de finalizar a oficina nas dependências do Campus Canoas foi de apresentar o IFRS como um caminho possível para a continuidade dos estudos, sendo este um espaço que congrega educação pública, gratuita e de qualidade.

O dia de visitação contou com exibição do documentário em curta metragem Construindo Pontes, produzido pelo Projeto Oficinas de Roteiro de Audiovisual, em 2019, e que mostra a primeira oficina realizada na parceria entre o campus e a escola municipal de Canoas.

Participaram do encontro a  Diretora-Geral, Patrícia Nogueira Hübler, o Coordenador de Extensão, Marcos Daniel Schmidt Aguiar e a Diretora da EMEF Sete de Setembro, Tatiana Valente, além do professor Alysson Bentlin.

Saiba mais sobre o projeto extensionista:

O Projeto de extensão “História em Quadrinhos e Cinema em processos formativos: a articulação entre educação e cultura no fazer pedagógico” está em seu primeiro ano de funcionamento no Campus Canoas e se constitui na reformulação dos Projetos Oficinas de Histórias em Quadrinhos e Roteiro de Audiovisual que, por uma década, foram oferecidos no âmbito do Programa Oficinas Permanentes de Cultura. A  reformulação do projeto busca dialogar com o atual cenário educacional, no qual novas tecnologias e equipamentos – internet, notebooks, celulares, entre outros – estabelecem interações sociais, cada vez mais mediadas pelo uso de imagens.

O objetivo é desenvolver habilidades e competências para interpretar e produzir conteúdo por meio de imagens em práticas educativas. Tendo como público prioritário estudantes e docentes das redes públicas dos municípios de Canoas e Cachoeirinha, o projeto está estruturado na oferta de atividades como oficinas de curta duração, cursos de formação, palestras, exibição de filmes, produção de revistas de quadrinhos e realização de obras fílmicas. Essas atividades objetivam atingir estudantes das redes municipais envolvidas, estudantes do campus, produtores culturais do município de Canoas e comunidade em geral. Fundamentadas na interação e troca de experiências entre os participantes, as atividades têm como finalidade apresentar e aperfeiçoar técnicas, desenvolver competências e habilidades cognitivas e psicossociais e incentivar a criatividade, imaginação e inovação.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com o coordenado do projeto, Romir Rodrigues, pelo e-mail: [email protected]