Enpex 2018 marca a integração entre os âmbitos técnico/tecnológico e o artístico/criativo

O Enpex oportunizou nesta terça-feira (23/10), ao longo dos três turnos, atividades diversificadas, que deram a tônica ao último dia do evento. A programação transcorreu em meio à apresentação de comunicações; momentos introspectivos, que buscaram enfocar a reflexão; e ações culturais e artísticas, que envolveram declamação de poesia e apresentação musical. Estes três dias de evento foram marcados por instantes que primaram, ora por instantes mais técnicos, ora por momentos mais lúdicos, buscando efetivar, na prática, não apenas a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mas, também, a integração entre o científico/profissional e o criativo/lúdico.

Abaixo, para atestarmos essa indissociabilidade/integração disponibilizamos, na íntegra, duas poesias que foram produzidas ao longo do evento, tendo como temática a educação:

* Clamor pela educação

Eu busco o conhecimento, e partilho de coração;

Eu realizo pesquisas, e partilho de coração;

Tudo o que tenho e sou, eu partilho de coração;

Tanto estudo e suor, tantas noites sem dormir, lendo e relendo;

Quanto esforço em prol da educação, e partilho de coração;

E me perguntam, vale a pena ?

Eu respondo com um sorriso no rosto;

“Ensinando eu aprendo duas vezes” ! É pouco ou quer mais ?

É para integrar, unir, interagir, a participação é tudo !

Vem, mostra a tua cara, pesquisa e rala !

Que o ensino seja o teu, o meu, o nosso hino;

Que eu possa estender o meu saber para além destes muros institucionais;

Quero mais atitudes e menos folhas em branco !

Que a pesquisa vire vício, ofício, benefício, para aqui e além;

Quero um Brasil com mais cultura e educação;

Quero um futuro melhor para a minha nação !

* Produzido pela professora do IFRS – Campus Canoas, Sheila Katiane Staudt e pelo participante da comunidade externa, Leonardo Isolini de Freitas.

………………………………………………………………………….

* Significando a educação

Educação, palavra tão comum na vida do estudante

Mas são tantas definições, chega a ser conflitante

Se eu perguntar aqui na volta “cês” vão ver,

Tantas respostas diferentes que é difícil de entender

Tem quem diga: “Educação caminho pro sucesso!”

“Pode ser desgastante, mas faz parte do processo”

“Educação é estudar, é tirar dez e fim!”

“Educação é só colar, um seis tá bom pra mim…”

E se eu for adiante sai resposta diferente,

“Educação é importante, faz um bem pra mente”

“Me faz pensar, faz refletir e até esclarecer”

“Me faz voar, me faz sentir, ser livre pra viver”

A educação no fim das contas é contraditória

Cada um define a sua, de acordo com a sua história

Tem quem use a educação para fazer voar

Outros querem que façam fila, isso é padronizar

Tem gente que acredita, “educação é um direito”

Outros sinceramente, não compreendem o conceito

Porque pra eles se educar é mera obrigação

“É um sistema onde não se ouve sim, só se ouve não”

E na sequência eu digo o que se passa na minha mente

Educação é palavra que define a gente

Define o que acredita, o que se faz e o que sente

Talvez agora tu penses: “Não vem que não tem!”

Se não concorda comigo, por mim tá tudo bem

A educação é do indivíduo, ou seja, é sua também!

Por isso eu peço, crie sua própria definição

Não deixe que escolham por ti, pois essa é tua missão

A educação farás de ti o que quiseres ser

Então pense bem, pois a tua vida es tu quem vais viver

* Produzida pela estudante do IFRS – Campus Canoas, Natália Vargas, do Curso Técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

NOTÍCIAS ANTERIORES

A edição deste ano do Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enpex) do Campus Canoas do IFRS teve início no sábado, dia 20 de outubro e segue nos turnos (manhã, tarde e noite) até a terça-feira, dia 23. Para o evento foram selecionados trabalhos dos estudantes que foram classificados pela equipe organizadora.

O Enpex é um evento anual que objetiva o compartilhamento de conhecimentos e a troca de experiências entre os estudantes dos níveis Médio e Superior. O salão reúne três outros eventos do campus: o VIII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, o VII Salão de Extensão e o IV Salão de Ensino.

As atividades do primeiro dia se iniciaram com a apresentação artística (foto acima). As músicas Anel Mágico (de Marcos Viana), Trem Bala (de Ana Vilela) e Vivo Per Lei (de Andrea Bocelli) foram interpretadas pela funcionária Rita de Cássia de Freitas, o professor Gustavo Neuberger e pelo convidado Leonardo de Freitas. Seguiu-se a abertura oficial do evento.

Logo após, às 9h, ocorreu a mesa redonda “A construção da Aprendizagem numa Perspectiva de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão” com as professoras Viviane Diehl (do Campus Feliz) e Mariana Lima Duro (Campus Canoas). Em seguida, um coquetel de confraternização e a abertura de uma exposição fotográfica do projeto Oficina de Fotografia do Campus Canoas. O primeiro dia do evento se encerrou com uma atividade integradora com bolsistas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O segundo dia se iniciou com a experiência “Convite à Contemplação”, trazida pela servidora Lívia de Castro Cortes (foto ao lado). Logo após, houve o início das comunicações (veja grade). Às 15h30min, ocorreu uma apresentação teatral promovida pelos estudantes das Oficinas Permanentes de Cultura. Seguiram-se as comunicações até às 18h20min, quando ocorreu a apresentação musical do estudante Vitor de Araújo.

Depois, houve uma atividade integradora com os participantes desta que é a segunda edição do Enpex no Saguão A, desenvolvida pelo professor Marlon André da Silva. À noite, seguiram-se as comunicações conforme a programação.

Detalhes na Fanpage do Enpex 2018

Site oficial do Enpex 2018

Programação geral e programação das comunicações