Estudantes de nível médio realizam prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Estudantes dos cursos integrados ao Ensino Médio do Campus Canoas realizaram na manhã desta sexta-feira as provas da XXII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Mais informações sobre a ação podem ser obtidas no site www.oba.org.br

…………………………………………………………………………………………..

NOTÍCIAS ANTERIORES

19/03/2019 – Encontros aproximam conteúdos da astronomia e da física dos estudantes

Os discentes que demonstram interesse em participar das atividades preparatórias para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) podem comparecer aos encontros que acontecem duas vezes por semana, às segundas e às quintas, no turno da manhã, sempre às 9h50min, coordenadas pelo professor Érico Kemper.

Os estudantes que pretendem assistir às aulas nas quais serão abordadas temáticas que envolvem o universo da física e da astronomia devem encaminhar nome completo, data de nascimento e curso ao qual pertencem diretamente ao e-mail [email protected].

As aulas iniciam no dia 21/03 (quinta-feira), com término previsto para 17/05, data em que ocorre a prova da OBA. Alguns dos assuntos que serão abordados referem-se a solstícios e equinócios, eclipses, sistema solar, leis de Kepler, leis de Newton, gravitação universal, evolução do universo, evolução das estrelas, tipos de estrelas, movimento de satélites, lançamento de satélites, entre outros.

Adicionalmente poderão ocorrer observações astronômicas, passagem da Estação Espacial Internacional e do telescópio Hubble, à noite. Outra atividade é a confecção e o lançamento de foguetes de garrafas pet, como forma de treinamento para a MOBFOG. Os alunos recebem certificado de participação ao final dos encontros.