Eduardo Ilha, estudante do Campus Canoas, é medalhista nos Jogos do IFRS

Eduardo Ilha, estudante do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio do Campus Canoas do IFRS, conquistou medalha de bronze na modalidade Tênis de Mesa masculino da oitava edição dos Jogos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, ocorrida nesta quarta-feira, 21 de junho de 2023. A atividade contou com a presença de mais de 200 participantes, entre estudantes atletas, professores e acompanhantes, de 15 campi da instituição. Foram realizadas as competições de tênis de mesa e xadrez, no Campus Bento Gonçalves.

Os Jogos terão ainda uma segunda etapa, no Campus Sertão, entre 29 de junho e 1º de julho, com disputas de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, com equipes masculinas e femininas.

Os estudantes e servidores receberam as boas-vindas no ginásio de esportes do Campus Bento Gonçalves. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, destacou que os Jogos do IFRS são aguardados por todos da gestão. “São momentos em que podemos ver os rostos dos nossos estudantes, a alegria, o interesse e o comprometimento de cada um, ver a vontade de defender as cores de seus campus. Mas o mais importante de tudo é poder realizar trocas, conhecer pessoas, dividir experiências”, disse Júlio.

Durante a cerimônia, os participantes realizaram uma homenagem à professora Agnes Schmeling, do Campus Osório, com um minuto de palmas.

Lucas Parnoff (Campus Restinga) João Vitor Silva da Rosa Colombo (Campus Osório) e Eduardo Ilha (Campus Canoas)

Tiveram falas também a pró-reitora adjunta de Extensão, Daiane Toigo Trentin, a pró-reitora adjunta de Ensino, Larissa Brandelli Bucco, e a diretora de Extensão do Campus Bento Gonçalves, Raquel Scotton. E estavam presentes ainda a pró-reitora de Administração, Tatiana Weber, e diretores-gerais de campi. As partidas de tênis de mesa e xadrez ocorreram em seguida e se estenderam até metade da tarde, quando foram entregues as medalhas para os três primeiros colocados de cada modalidade.

Sobre os Jogos do IFRS

Na próxima semana, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, o Campus Sertão será sede da segunda etapa do oitavo Jogos do IFRS. Haverá competições de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, com equipes masculinas e femininas.

Os atletas vencedores nas diferentes modalidades dos Jogos do IFRS (com exceção do xadrez) participarão dos Jogos Regionais dos Institutos Federais 2023, em Blumenau/SC, de 29 de agosto a 1º de setembro. No xadrez, os oito melhores classificados, masculino e feminino, participarão de treinamentos. Após, serão feitas seletivas para definir os  representantes do IFRS nos Jogos Regionais.

Quem vencer na etapa regional vai para os Jogos Nacionais, de 23 a 27 de outubro, em Fortaleza/CE.

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.