Aberto processo eleitoral para primeiro Diretório Central de Estudantes do Campus Canoas

Está aberto o processo eleitoral para a composição do primeiro mandato de um Diretório Central de Estudantes (DCE) do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Após 13 anos de atividade, é a primeira vez que os estudantes dos cursos superiores se organizam formalmente para a criação de um órgão representativo.

Para tanto, houve reuniões neste mês de novembro de 2023 que definiram um documento norteador das eleições para o mandato 2023/2024. De acordo com as regras definidas exclusivamente pelos estudantes, as chapas serão compostas de 10 membros, terão mandato de um ano a partir da posse e devem se inscrever de 27 de novembro até às 19h do dia 29 de novembro de 2023.

A campanha terá início no dia 2 de dezembro e deve se encerrar  às 23h59min do dia 11 de dezembro. A votação ocorrerá das 9h às 21h do dia 12 de dezembro. A apuração dos votos e divulgação do resultado preliminar se iniciará logo após o fim da votação. Após prazo de interposição de recursos o resultado homologado final está previsto para dia 13 de dezembro de 2023, após às 19h.

As chapas devem ter composição mínima de:
  • 1 presidente;
  • 1 vice-presidente;
  • 1 secretário;
  • 1 tesoureiro;
  • 2 suplentes.

Conforme o Regimento Eleitoral divulgado, o quórum mínimo para validar o processo eleitoral é de 10% do número total de estudantes regularmente matriculados nos cursos de nível superior. De acordo com o Setor de Registros Acadêmicos do Campus Canoas do IFRS, o número total de alunos regularmente matriculados no período letivo 2023/2 nos cursos superiores é de 512 alunos, portanto é necessário 52 votantes para validar o pleito. Caso não seja atingido o quórum mínimo, serão realizadas novas eleições no prazo máximo de 60 dias. Haverá interrupção do prazo para novas eleições em caso de greve ou férias.

A posse para a diretoria eleita está prevista para 15 de dezembro de 2023.

LEIA TODAS AS INFORMAÇÕES NO REGIMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL (aqui)

Lembrando que os estudantes de cursos de Nível Médio são representados pelo Grêmio Estudantil.