Processo Seletivo
Cursos técnicos e superiores gratuitos têm vagas para ingresso ainda neste semestre no IFRS
São 430 vagas em cursos técnicos para serem cursados junto ou após o Ensino Médio e em graduações em oito campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os cursos são gratuitos e presenciais.
Estão abertas, até 08 de agosto de 2022, as inscrições para vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em oito unidades do Estado: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão. É o Processo Seletivo Complementar de estudantes 2022/2, para ingresso ainda neste segundo semestre.
São 430 vagas em cursos técnicos que podem ser cursados junto com o Ensino Médio, incluindo cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA); cursos técnicos voltados a quem já tem o Ensino Médio completo; e cursos superiores de graduação, todos com aulas presenciais (confira os cursos ofertados no site ingresso.ifrs.edu.br). Não há taxa de inscrição para este processo de seleção.
As inscrições podem ser realizadas pelo site ingresso.ifrs.edu.br, onde estão publicados também mais informações sobre a seleção, o cronograma e outras informações (os detalhes devem ser conferidos nos editais).
📝Como será a seleção dos estudantes:
▶️ Cursos técnicos voltados a quem já tem o ensino médio (cursos subsequentes ao ensino médio): 50% das vagas são para ingresso por sorteio entre os inscritos e 50% das vagas para ingresso utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem utilizar os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2016. Na hora da inscrição no Processo Seletivo do IFRS, o estudante poderá optar se quer concorrer via sorteio ou via nota do Enem (os inscritos para usar a nota do Enem estarão automaticamente concorrendo pelas duas formas: nota do Enem e sorteio).
▶️Cursos técnicos ofertados como “concomitantes/subsequentes ao ensino médio” (voltados para quem está cursando o ensino médio em outra instituição ou já concluiu o ensino médio): o ingresso será exclusivamente por sorteio público entre os inscritos.
▶️Cursos superiores de graduação: será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2016.
▶️ A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 50%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação.
DAS INSCRIÇÕES:
As inscrições ocorrem de forma totalmente on-line, pelo link disponível no site de ingresso do IFRS. O candidato precisa ter CPF e RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo). É necessário também estar cadastrado no site gov.br.
Todas as informações podem ser consultadas no site do Processo Seletivo.
⚠️ IMPORTANTE SABER SOBRE A INSCRIÇÃO
Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS, será direcionado para autenticação do site gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição do Processo Seletivo. Caso não tenha conta, o candidato, ao colocar o CPF, será direcionado para realizar o cadastro. Não deixe para se cadastrar no último dia de inscrição!
Depois do acesso pelo gov.br, o candidato vai para o sistema de inscrições e poderá clicar em “Faça sua inscrição aqui! Processo Seletivo Complementar 2022/02” para ser direcionado ao formulário.
📌Prazos:
- Inscrições do processo seletivo – 1º a 08 de agosto de 2022
- Sorteio público entre os inscritos – 12 de agosto de 2022. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.
- Divulgação dos resultados e orientações para matrícula – 16 de agosto de 2022.
⚠️ Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são presenciais.
📌 Confira as os campi e os cursos do Processo Seletivo Complementar 2022/2