Curso de Operador de Computador EJA -EPT

EJA (Educação de Jovens e Adultos) integrada EPT (Educação Profissional e Tecnológica)

Operador de Computador

O que é o curso de Operador de Computador?

É um curso de qualificação profissional, que faz parte do Programa do Governo Federal, vinculado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). As vagas são oferecidas a alunos do EJA em nível do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Canoas, por meio de Acordo de Parceria firmado entre o IFRS – Campus Canoas e o Município de Canoas.

Descrição do curso:

Tem por objetivo propiciar qualificação profissional atrelada ao eixo tecnológico Informação e Comunicação, por meio do aprendizado da operação de computadores, dos sistemas operacionais mais difundidos no mercado, da manipulação de arquivos e diretórios, de editores de texto, planilhas e apresentações, da navegação na Internet, da comunicação via e-mail, sempre priorizando o exercício pleno da cidadania através da retomada e/ou continuidade dos estudos e capacitação para o mundo do trabalho.

Áreas de atuação:

O curso oferece uma formação profissional de nível básico na área de Informática, visando proporcionar uma formação que atenda à demanda por profissionais que saibam utilizar aplicativos de edição de texto e planilhas eletrônicas, operar sistemas operacionais, navegar na internet, enviar e receber e-mails, realizar download e upload de arquivos, noções básicas de programas antivírus, gerenciar arquivos no computador, além de imprimir e digitalizar arquivos.

Perfil do egresso:

O aluno egresso do curso deverá ser capaz de utilizar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos na organização de dados e sistemas computacionais, estar apto a se inserir no mundo do trabalho com compromissos de responsabilidade social, justiça e ética profissional.

Requisitos para o ingresso:

Para ingressar no curso, os candidatos precisarão atender aos seguintes requisitos:

• Estar cursando o Ensino Fundamental II (6º ao 9ª ano) até a data da matrícula no curso e ser indicado pela nossa parceira Secretaria de Educação do Município de Canoas – RS.

Início efetivo do curso:

Primeiro semestre de 2024. (2ª edição no Campus Canoas)

Modalidade:

Presencial.

Carga horária total:

200 horas (20 horas – atividades Projeto Integrador)

Carga horária e percentual a distância:

Carga horária do estágio:

Carga horária das atividades complementares:

Carga horária do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC):

Carga horária de Língua Brasileira de Sinais (Libras)  – mesmo que optativa:

Duração do curso:

2 semestres

Turno de funcionamento:

Manhã (1 vez por semana, atualmente quintas feiras).

Periodicidade de oferta:

Anualmente ou conforme a execução do Programa.

Número de vagas:

35 vagas.