Curso de língua italiana encerra com almoço típico e presença do Cônsul-Geral da Itália

*A longa mesa nas cores da bandeira italiana no salão do prédio A já sinalizava para uma confraternização regada a muita conversa e comida farta. Após três meses de aulas de italiano, aos sábados pela manhã, o curso de Italiano Básico foi encerrado em grande estilo, na manhã de 12 de agosto, e contou com a ilustre presença do Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Sr. Valerio Caruso, que entregou os certificados aos concluintes.

A ação extensionista faz parte do projeto intitulado “Parceria Internacional entre o IFRS Canoas e o IIS Via Copernico de Pomezia, na Itália”, a qual é um desdobramento do Programa de Extensão “Olhares sobre as cidades: experiências de viagem”, ambos coordenados pela professora Sheila Katiane Staudt. Ofertar aulas de italiano aos alunos intercambistas da Mobilidade Estudantil Virtual, iniciada em 2021, estava entre os objetivos do programa extensionista, uma vez que a interação com alunos e professores do Istituto d’Istruzione Superiore Via Copernico, da cidade de Pomezia, na Itália, foram realizadas em língua inglesa.

Por intermédio do Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, na pessoa da professora Lucia Vitiello, leitora de italiano na UFRGS e colaboradora do projeto extensionista, junto ao também colaborador Fernando Biffignandi, vice-presidente do COMITES/RS, foi possível o cumprimento dessa meta importante de ofertar aulas de italiano aos alunos brasileiros, bem como português aos alunos italianos (atividade realizada via Google Meet no mês de março).

Nosso ministrante dos cursos de português e de italiano básico, Fernando Biffignandi, utilizou em suas aulas uma metodologia que fascinou os estudantes: mesclou gramática, cultura, situações simuladas de diálogos curtos em aeroportos, restaurantes, etc. e muita música italiana encantando os participantes, além de presentear cada aluno com um souvenir vindo da Itália.

Na abertura do encontro solene deste sábado foram cantados os hinos dos países envolvidos, além da entrega de uma placa ao cônsul Caruso feita pelo Coordenador de Extensão, Marcos Daniel Schmidt de Aguiar, em agradecimento por todo o apoio do consulado e parceira nas ações desenvolvidas pelo IFRS Canoas em prol da Internacionalização dos IFRS. Dois alunos do curso, Giovani Signori e Júlia Marchiori, foram convidados a falarem, em italiano, como foi a experiência como alunos, momento que emocionou a plateia, haja vista o belo desempenho linguístico e excelente desenvoltura demonstrada por ambos em língua italiana. Na ocasião, estiveram presentes a diretora-geral do IFRS campus Canoas, Patrícia Nogueira Hübler e a coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Cimara Valim de Melo.

O cardápio servido pelo aluno e chef de cuisine Leonardo Isolini de Freitas com o auxílio de sua esposa Rita de Cássia Isolini de Freitas, ambos alunos do curso de italiano, teve todas as etapas de um verdadeiro almoço em solo italiano:

·  Antepasto: brusquetas

·  Primo piatto: Risoto de tomates secos com rúcula

·  Secondo piatto ou contorno: Polenta com linguiça toscana

·  Insalata: Mix de folhas verdes

·  Desert: Bolo de frutas nas cores da bandeira da Itália

Se depois de tudo isso os convidados e participantes se sentiram um pouco em solo italiano não foi mero acaso: ouvir a língua italiana, cantar o hino, ver o colorido verde, rosso e bianco em todos os detalhes, estar em meio a nativos italianos e degustar a comida típica do país fez com que a Itália estivesse logo ali absorvida pelos cinco sentidos e possibilitando a aproximação das mais longínquas fronteiras geográficas.

* Texto da professora Sheila Katiane Staudt, coordenadora do projeto “Parceria Internacional entre o IFRS Canoas e o IIS Via Copernico de Pomezia, na Itália”