Curso de Assistente Administrativo EJA – EPT

EJA (Educação de Jovens e Adultos) integrada EPT (Educação Profissional e Tecnológica)

Assistente Administrativo

O que é um curso de Assistente Administrativo?

É um curso de qualificação profissional que faz parte do Programa do Governo Federal, vinculado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do qual participam, no IFRS, 10 campi, com a oferta de 14 Cursos de Qualificação Profissional. As vagas são oferecidas a alunos do EJA em nível do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Canoas, por meio de Acordo de Parceria firmado entre o IFRS – Campus Canoas e o Município de Canoas.

Descrição do curso:

Este curso almeja propiciar uma formação humana e integral em que o objetivo profissionalizante não tenha uma finalidade em si, nem seja orientado somente pelos interesses do mercado de trabalho, mas se constitui em uma possibilidade para a construção dos projetos de vida dos estudantes. A finalidade do processo educacional é a humanização do homem, conhecedor de si mesmo e dos outros e que valoriza o ambiente em que vive.

Áreas de atuação:

Pertencente ao eixo tecnológico Gestão e Negócios, o curso se propõe a formar um profissional que executa processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas; que atende fornecedores e clientes; que fornece e recebe informações sobre produtos e serviços; e que trata documentos variados.

Perfil do egresso:

O egresso do curso deve ser capaz de processar as informações, acompanhando e avaliando a evolução dos conhecimentos oriundos da atividade exercida, tendo senso crítico, criatividade, atitude ética, polivalente e com capacidade de desenvolver, com autonomia, suas atribuições.

Requisitos para o ingresso:

Para ingressar no curso, os candidatos precisarão atender aos seguintes requisitos:

• Estar cursando o Ensino Fundamental II (6º ao 9ª ano) até a data da matrícula no curso e ser indicado pela nossa parceira Secretaria de Educação do Município de Canoas – RS.

Início efetivo do curso:

Primeiro semestre de 2024. (2ª edição no Campus Canoas)

Modalidade:

Presencial.

Carga horária total:

200 horas (20 horas – atividades Projeto Integrador)

Carga horária e percentual a distância:

Carga horária do estágio:

Carga horária das atividades complementares:

Carga horária do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC):

Carga horária de Língua Brasileira de Sinais (Libras)  – mesmo que optativa:

Duração do curso:

Turno de funcionamento:

Manhã (1 vez por semana, atualmente quintas feiras).

Periodicidade de oferta:

Conforme a execução do Programa.

Número de vagas:

35 vagas.