Início do conteúdo

Contribua com pesquisa on-line que trata sobre resíduos de equipamentos eletroeletrônicos


O projeto de pesquisa denominado Comportamento dos consumidores em relação aos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos em Canoas/RS, sob a coordenação de Jaqueline Rodrigues, desenvolveu um questionário virtual com o intuito de obter informações dos moradores de Canoas com mais de 18 anos a respeito de duas temáticas: coleta seletiva e equipamentos eletroeletrônicos.

Quem tiver interesse em participar, pode acessar as perguntas do questionário AQUI.

 

⊂⊃⊂⊃ Saiba mais sobre o projeto de pesquisa Comportamento dos consumidores em relação aos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos em Canoas/RS:

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, e o Acordo Setorial assinado em 2019, tratam da implantação de sistemas de logística reversa para os equipamentos eletroeletrônicos (EEE) no Brasil. Os consumidores são fundamentais para que esse sistema seja efetivo, pois precisam segregar, armazenar e descartar corretamente os resíduos oriundos dos equipamentos.

As informações sobre o comportamento dos consumidores em relação ao uso, razões para descarte e ações realizadas com EEE após o uso são importantes para planejar ações adequadas e eficazes para o sucesso do sistema de logística reversa. Sendo assim, o objetivo principal deste projeto é analisar o comportamento dos consumidores de Canoas/RS em relação aos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. A metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica do tema, seguida de uma pesquisa com abordagem quantitativa, utilizando o método survey em amostra probabilística de consumidores do município de Canoas/RS.

Para realização do trabalho estabeleceu-se uma parceria com a Coopertec, cooperativa que atua em Canoas/RS, especializada em gerenciamento de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). Como resultado espera-se conhecer o perfil do consumidor de Canoas/RS, identificando os tipos de REEE descartados com maior frequência, as razões para descarte e as dificuldades encontradas pelo consumidor, por exemplo. Com estas informações, será possível melhor dimensionar e planejar o sistema de logística reversa para os REEE, contribuindo para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento da cooperativa, que gera emprego e renda na região.

 

Fim do conteúdo