Início do conteúdo

Conscientização ambiental é trabalhada pelo projeto Metamorfose


 

### Acesse o tema da semana: A destruição do meio ambiente e a disseminação de doenças, na página oficial do projeto. ###

 

Presente e atuante desde o ano de 2011 no Campus Canoas, integrando ações de ensino, pesquisa e extensão, está o projeto Metamorfose: a inserção da educação ambiental na educação brasileira, coordenado pelas professoras Cristiane Silva da Silva, Daniela Rodrigues da Silva e Lisiane Celia Palma.

Diante do atual contexto de pandemia, somos levados a indagar muitos aspectos de nossas vidas, em diferentes âmbitos, e a interação entre ser humano e meio ambiente é umas das questões latentes.

Pensando nisso, o projeto Metamorfose, em sua página oficial no facebook, está publicando diversos materiais que nos ajudam a refletir sobre o isolamento e como podemos trabalhar melhor nossa interação com a natureza.

Neste cenário, considerações a respeito da forma como nos organizamos enquanto sociedade, os impactos que causamos no meio ambiente, como é possível aliarmos o crescimento tecnológico com o desenvolvimento sustentável são algumas das análises que podemos fazer.

Participe das reflexões acessando a página do projeto (https://www.facebook.com/ifrs.projetometamorfose/) e faça sua parte para que nossa presença no Planeta Terra seja mais consciente!

……………………………………………………………………………………………………

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas abaixo:

  • Metamorfose: a inserção da educação ambiental na educação brasileira
    Coordenadora: Profa. Dra. Lisiane Celia Palma

Resumo: A sustentabilidade demanda mudanças profundas nos indivíduos, nas organizações e na sociedade, sendo a educação e as Instituições de Ensino (IEs) fundamentais neste processo de transição. Diante disso, a legislação no Brasil vem se atualizando e tem exigido a inserção da educação ambiental nos currículos dos cursos em todos os níveis de forma integrada nos projetos institucionais e pedagógicos.

Neste contexto, o objetivo geral deste projeto é analisar como a educação ambiental está sendo inserida na educação brasileira, sendo seus objetivos específicos: pesquisar a legislação referente à educação ambiental vigente no país; analisar a abordagem da educação ambiental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); analisar a compreensão dos professores do ensino básico em relação ao tema, identificar de que forma a educação ambiental está inserida nos projetos curriculares das IEs. Para alcançar esses objetivos, em uma primeira etapa do projeto, será desenvolvido um estudo bibliográfico onde serão consultadas publicações, documentos e a legislação vigente referente à educação ambiental no país.

Em um segundo momento, será desenvolvido um estudo de caso que terá como foco os participantes do curso de formação continuada para professores da educação básica da rede pública da região de Canoas que será ofertado no IFRS. Como resultados, espera-se construir um referencial sólido referente à educação ambiental, bem como compreender o processo de construção de conhecimento por parte dos docentes no que se diz respeito ao assunto, contribuindo para ampliar e qualificar a inserção da educação ambiental nas IEs.

Fim do conteúdo