Feira das Cidades promove conhecimento e envolve campus com atrações culturais e artísticas

Durante os dias 19, 20 e 21 de novembro, o Campus Canoas contou com a realização de três eventos em paralelo. Além da oitava edição da Feira das Cidades, o 3º Festival Literário e a Semana e o Dia da Consciência Negra auxiliaram a abrilhantar esses três dias de intensa atividade e que contemplou ações nos turnos da manhã, da tarde e da noite.
Abaixo, algumas imagens que marcaram esses três importantes momentos, no qual a comunidade pode ter acesso a conhecimentos variados e a um mix de ações de âmbito artístico e cultural.

Acesse AQUI fotos do evento publicadas na página do facebook do IFRS – Campus Canoas.

………………………………………………………………………………………….

Em 2018 a Feira das Cidades, ação que integra o projeto extensionista intitulado “Olhares sobre as cidades: experiências de viagem”, está em sua 8ª edição e acontecerá concomitantemente com o 3º Festival Literário nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2018.

No dia 21 de novembro, às 20h, ocorrerá a sessão de autógrafos do 2º livro produzido com relatos de viajantes do Século 21.

PROGRAMAÇÃO: VIII Feira das Cidades e III Festival Literário

Público-alvo

Estudantes, professores e técnicos administrativos do IFRS, IFSul e IFFarroupilha, bem como a professores e alunos das escolas municipais e estaduais vizinhas ao Campus Canoas do IFRS e universidades do Brasil e Exterior.

Como apresentadores de trabalhos: professores, alunos, comunidade em geral.
Como ouvintes: quaisquer pessoas interessadas.

Atenção: As atividades são abertas a quem desejar assistir. Contudo, para receber certificado, é necessária a inscrição.

Modalidades de apresentação

• Relato de viagem (apresentação oral com ou sem datashow acerca da cidade visitada);
  • Oficina ou Minicurso (proposição de atividades teórico/práticas, por exemplo, minioficina de culinária, dança, música, língua, literatura, artesanato, etc.);
  • Stands (exposição de materiais autênticos trazidos da viagem, por exemplo, fotos, souvenires, postais, coleções particulares, etc.);
  • Sessão de cinema comentada (mostra de um filme relacionado com a temática citadina e posterior debate com o público);
  • Mesa-redonda (pequeno grupo ou turma dialogando sobre uma ou mais cidade ou tema comum);
  • Apresentação artística (roda de capoeira, dança do ventre, apresentação teatral, apresentação musical, etc.);
  • Exposição (fotográfica, artesanal, de souvenires, de desenhos, de poemas, coleções particulares, etc.);
  • Outras (explicitar a forma de apresentação relacionada aos objetivos).

Atenção: Os trabalhos deverão enquadrar-se em uma das áreas elencadas no item “objetivos” (abaixo).

• Ação no contexto globalizado;
  • Desenvolver práticas de integração comunidade-escola através de uma aproximação intercultural;
  • Estabelecer novas relações dos sujeitos envolvidos com o complexo universo cultural e global a sua volta;
  • Proporcionar o contato com a alteridade;
  • Refletir sobre os temas cidade e viagem;
  • Resgatar a importância de cada cidade e/ou N
  • Repassar os valores culturais;
  • Desenvolver a criatividade; o gosto por músicas e danças folclóricas, as habilidades de pesquisa, como também a linguagem oral e escrita;
  • Conhecer o outro respeitando sua singularidade.

Equipe de execução

• Sheila Katiane Staudt